Página Inicial > Notícias > Jornadas...Santo António

Jornadas Europeias do Património: Câmara Municipal promove visita às obras da Igreja de Santo António

24 Setembro 2015

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Paróquia de Santa Maria Maior e a Direção Regional de Cultura do Norte promovem, no próximo sábado, pelas 11 horas, uma visita às obras de consolidação e reforço estrutural da Igreja de Santo António, integrada nas Jornadas Europeias do Património.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património.

Em Viana do Castelo, está prevista uma visita às obras da Igreja de Santo António, um convento franciscano capucho datado do século XVII que foi alvo de um projeto de requalificação com caráter de emergência para consolidação estrutural do edifício, que consistiu em reforços estruturais das paredes, pilares e abóbodas das capelas laterais, e na intervenção da cobertura, onde foi efetuado o reforço da estrutura.

A empreitada, cuja primeira fase da obra está concluída, visou, assim, salvaguardar a informação arqueológica na área de incidência da obra de construção civil, a escavação arqueológica, para além dos inúmeros enterramentos postos a descoberto e que permitiu identificar uma pequena cripta até agora desconhecida.

Paralelamente, o Gil Eannes promove, sob o tema “Património Industrial e Técnico” nos dias 25 a 27, um conjunto de iniciativas, nomeadamente uma visita Livre ao Navio Museu, visitas guiadas ou uma tertúlia sobre “Experiências em Alto Mar” com um técnico de construção naval, o chefe de máquinas do Santa Maria Manuela, um ajudante de máquinas e um capitão de navio.

Programa de 25, 26 e 27:
• Visita Livre ao Navio Museu - 09h30 às 19h00
• Exposição temporária "Memórias do Mar Português" fotografias de Ricardo Guerreiro - 09h30 às 19h00
• Documentário Gil Eannes - sessões: às 11h00 e às 16h00 (expecto sábado de manhã)
O documentário relata a história e testemunhos do navio como hospital no apoio à frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova.
25/09: Visita guiada* (1º grupo às 10h30 e 2º grupo às 15h30);
As visitas guiadas com marcação prévia até 21/09, grupo no mínimo 10 pessoas e máximo 20.
26/09: Tertúlia: "Experiências em Alto Mar" (11h00)
Com a presença de,
- Joaquim Lopes (moderador)
- Santos Lima (técnico construção naval)
- Caravela (chefe de máquinas do Santa Maria Manuela)
- Amadeu Costa (ajudante máquinas)
- Comdt. Rocha (capitão de navio)


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo