Página Inicial > Notícias > “Jornadas...do Castelo

“Jornadas do Património 2014” em Viana do Castelo

26 Setembro 2014

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, no próximo domingo (28 de Setembro), as “Jornadas do Património 2014”, sob o tema “Ao Encontro do Azulejo em Viana do Castelo”. A iniciativa integra visitas guiadas e explicações sobre os mais valiosos conjuntos de azulejos da cidade.

O evento tem início às 15 horas na Igreja do Carmo, seguindo depois até à igreja de São Bento e igreja e claustros da Santa Casa da Misericórdia depois de ter passado pelas ruas da cidade. A visita continua pelas ruas da Bandeira, Avenida dos Combatentes, Rua Manuel Espregueira e S. Domingos, terminando no Museu de Artes Decorativas, onde está prevista uma explicação sobre a azulejaria do espaço museológico, que comemora 90 anos de existência.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. Em cada país é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, cujo acesso, na sua grande maioria, é gratuito.

A Direção-Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional propõe, para as Jornadas Europeias do Património de 2014, o tema Património, sempre uma descoberta, com o qual pretende chamar a atenção para a permanente novidade que o Património Cultural encerra, sempre atualizado através de novo conhecimento, de novas leituras e de novas interpretações, acompanhando a evolução das mentalidades, das ideias e também das modas.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo