Página Inicial > Notícias > Investimentos...nos SMSBVC

Investimentos em novas tecnologias nos SMSBVC

23 Setembro 2009

 Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) estão a investir fortemente na implementação de novas tecnologias nomeadamente através da telegestão da rede de abastecimento de água e do sistema de telecontagem. O objectivo é melhorar o serviço prestado à comunidade vianense e ainda uma melhor gestão dos recursos, permitindo assim prestações cada vez mais eficazes e eficientes dos SMSBVC.

No que toca à implementação da telecontagem, os SMSBVC estão a instalar cerca de 1500 contadores no casco histórico da cidade e na zona do Cabedelo (Darque), que vão permitir a leitura sempre no mesmo dia e hora, tornando o processo das leituras mais transparente. O sistema permite ainda a prestação de um serviço de alertas, nas quais se destacam as fugas internas, possibilitando que os SMSBVC em tempo real informem os seus consumidores de que têm uma fuga.

Já o sistema de telegestão da rede de abastecimento de água tem como principal objectivo aceder, em tempo real, ao sistema e, por isso, antecipar a solução dos eventuais problemas sem afectar os munícipes, melhorando a fiabilidade do serviço, para além de uma melhor gestão dos recursos humanos. Este sistema implicou a colocação de equipamentos nas captações de água, nos reservatórios e nas estações de tratamento de água, que agora estão ligados à Sala de Controlo por GSM.

Este sistema de telegestão garante também a possibilidade de monitorização, em tempo real, de importantes parâmetros como os caudais captados e distribuídos; a qualidade da água distribuída dados do PH, Cloro, Condutividade e Turvação; os níveis dos reservatórios; pressões nos sistemas adutores e na rede de distribuição; ou o comando e paragem de sistemas de bombagem.

As instalações foram preparadas para receberem ordens da Sala de Comando e emitirem todos os dados, incluindo os alarmes, permitindo a gestão de toda esta informação de forma a prestar um serviço ideal, ou seja, cada vez melhor e com menos falhas.

O sistema garante também a gestão energética na produção e distribuição da água já que, ao serem conhecidos todos os dados dos reservatórios, é possível a programação das bombagens, que são feitas em horas de vazio (electricidade mais barata), obtendo-se assim custos de produção mais baixos.

Estes investimentos em novas tecnologias estão a ser realizados pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pelos SMSBVC e integram um vasto plano de modernização dos Serviços Municipalizados com vista à prestação de um serviço cada vez mais eficaz e eficiente.

 

 Viana do Castelo, 23 de Setembro de 2009

 

 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo