Página Inicial > Notícias > Investimento...Ensino Superior

Investimento municipal de 17.425 euros para atribuir bolsas de estudo a 25 alunos do Ensino Superior

22 Janeiro 2021

O executivo camarário aprovou a proposta de Atribuição das Bolsas de Estudo para o Ensino Superior 2020/2021, que prevê um investimento municipal de 17.425 euros para apoiar os estudos de 25 alunos. Para o presente ano letivo, foram atribuídas 5 bolsas de estudo a alunos que frequentam o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e 20 para alunos que frequentam outras instituições de ensino superior.


A atribuição de bolsas de estudo aos alunos matriculados ou inscritos no 1º ciclo do ensino superior, residentes no concelho de Viana do Castelo, é uma forma de estimular a continuação dos estudos pelos alunos com menores possibilidades económicas. Este apoio tem, por isso, o objetivo de contribuir ativamente para o desenvolvimento educacional do concelho.


A Bolsa de Estudo criada pela autarquia vianense é paga em prestações trimestrais, mediante apresentação de comprovativo de que o aluno frequenta o estabelecimento de ensino.


Puderam candidatar-se à atribuição de bolsas de estudo os estudantes que preencham, cumulativamente, as seguintes condições: serem residentes no concelho de Viana do Castelo há pelo menos 5 anos; não serem detentores de licenciatura ou bacharelato; terem obtido aproveitamento escolar no ano anterior, caso tenham estado matriculados no ensino superior no ano letivo anterior àquele para que requerem a bolsa; não possuírem, por si só, ou através do agregado familiar em que se integram, um rendimento mensal per capita superior ao Indexante dos Apoios Sociais (IAS); indicar a média de ingresso no ensino superior; não sejam beneficiários de outra bolsa de estudo ou subsídio para o mesmo fim.


De acordo com o Regulamento, “a Educação é, no contexto do mundo atual, uma tarefa que cabe a toda sociedade”, defendendo que compete às Autarquias Locais promover e desenvolver ações que possam fomentar a educação e o ensino, uma vez que o desenvolvimento de um Município está diretamente relacionado com a valorização dos recursos humanos”.