Página Inicial > Notícias > Intervenção...Castelo do Neiva

Intervenção de modernização do portinho de pesca de Castelo do Neiva

10 Novembro 2017

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou o protocolo de cooperação financeira que vai permitir a realização da intervenção de modernização do portinho de pesca de Castelo do Neiva. A cargo da Polis Litoral Norte, a empreitada tem um valor global estimado de 2.1 milhões de euros e é comparticipada em 75% pelo Programa Operacional Mar 2020.

A empreitada em causa inclui intervenções nos arrumos de aprestos de pesca, nas zonas exteriores, na oficina de reparação e manutenção das embarcações, no posto de abastecimento de combustível a embarcações, na instalação de equipamento para varagem e descarga do pescado e na construção do edifício de apoio à atividade piscatória/edifício-lota.

A obra inclui também locais para recolha seletiva de resíduos, um novo guincho na rampa varadouro, aumento e reorganização das zonas de trânsito e aparcamento das embarcações em terra, bem como área para manuseamento, lavagem e reparação das artes de pesca, a beneficiação da rede de infraestruturas básicas e a recuperação da área dunar.

A ação integra ainda os estudos, projetos, execução de empreitadas e fiscalização, num valor global que ascende aos 2.150 milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários, mas também pela autarquia de Viana do Castelo e pela DocaPesca.

Intervenção de modernização do estaleiro no Cabedelo

Também a cargo da Polis Litoral Norte, vai decorrer a empreitada para a modernização do estaleiro de reparação de embarcações de pesca do Cabedelo e cujo protocolo de cooperação foi também aprovado pela Câmara Municipal. Em causa está um investimento global de 371 mil euros, também comparticipados em 75 por cento pelo Programa Operacional Mar 2020.

Nesta empreitada, está previsto o reordenamento e requalificação das áreas exteriores de circulação e estacionamento de embarcações destinadas a reparação ou manutenção, a beneficiação das redes de infraestruturas, recuperação da rampa-varadouro, instalação de um novo guincho na rampa varadouro, requalificação e expansão da área coberta do estaleiro (incluindo zona técnica, armazém, ferramentaria, instalações sanitárias e escritório/atelier), e reordenamento e beneficiação do sistema de depósito e recolha diferenciada de resíduos.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo