Página Inicial > Notícias > Iniciativas...Ambiental

Iniciativas do CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

29 Janeiro 2013

Durante o próximo mês de Fevereiro, o CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Câmara Municipal de Viana do Castelo leva a cabo um conjunto de iniciativas para pais e filhos e apresenta uma oferta de atividades formativas e informativas a públicos diversos e em diferentes temas.

Para além do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo junto do público escolar, e de ações de informação ambiental dinamizadas a públicos diversos, tem havido um esforço por parte do Município de Viana do Castelo para garantir uma oferta diversificada, em paralelo, não só para técnicos na área do ambiente e das ciências naturais como também para o público em geral. 

Assim, durante o mês de Fevereiro, decorrerão:

Oficinas de Aprendizagem

  •  “Ilustração Cientifica” [2 de fevereiro]

O principal objetivo desta atividade é dar a conhecer a IC Biológica e ensinar a executar uma ilustração com valor científico.

  •  “Utilização e conservação de cogumelos” / 2º EDIÇÃO [9 de fevereiro]

Esta atividade inicia-se com uma apresentação sobre o cultivo doméstico de duas espécies de cogumelos [(Pleurotus ostreatus e Lentinus edodos (Shiitake)], onde os participantes ficarão com noções básicas de cultivo, bem como algumas características destas espécies comestíveis. Da parte de tarde irão aventurar-se a fazer receitas com cogumelos, bem como aprender forma de os conservar ao longo de todo o ano.

 

Conversas de Fim de Tarde

  • “Cogumelos na medicina popular - mitos, lendas e muito mais …”

Associação Pantorra, Mogadouro [2 de fevereiro] 

Esta é uma atividade aberta ao público em geral, de entrada livre, que pretende fornecer um conjunto de conhecimentos científicos, técnicos e gastronómicos acerca dos cogumelos. Pretende-se ainda abordar aspetos ecológicos, culturais e sociais relativos aos mesmos. Haverá um primeiro momento de componente teórica sobre o tema seguida de um momento de degustação.

 

Oficina para crianças

  • “Máscaras de Carnaval [9 de fevereiro]

Em época de comemoração do Carnaval, o CMIA irá dinamizar uma atividade para crianças dos 6 aos 14 anos de idade, ensinando-os a fazer máscaras de carnaval com a reutilização e reciclagem de materiais. Será uma forma de as crianças darem asas à sua criatividade criando máscaras ecológicas e divertidas!

 

Apresentação do livro

  • Biodiversidade das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos” de Mário Leitão (Dr.) “[9 de fevereiro]

Será apresentado o livro Biodiversidade das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’ Arcos”, da autoria de Mário Leitão, que reúne histórias e centenas de fotografias dos primeiros 12 anos de existência da Área de Paisagem Protegida. O autor considera que o trabalho preparatório da criação das Lagoas durou 25 anos e pretende assinalar o esforço que diversas pessoas e entidades fizeram.

 

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo localizado nas Antigas Azenhas de D. Prior (Moinho de maré) encontra-se em funcionamento desde Junho de 2007 e desde então já mais de 50 000 pessoas usufruíram das valências e das atividades que este espaço dinamiza periodicamente. 

 

Viana do Castelo, 28 de Janeiro de 2013.

 

Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente