Página Inicial > Notícias > Inaugurado...Santa Luzia

Inaugurado Edifício das Tílias, em Santa Luzia

26 Março 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na cerimónia de inauguração do Edifício das Tílias, presidida pelo Bispo de Viana do Castelo. O novo edifício da Confraria de Santa Luzia, que contou com o apoio da Câmara Municipal, integra diversas valências e é considerado um “equipamento estrutural” com albergue de peregrinos/hoste ler um espaço de restauração.

Na cerimónia, José Maria Costa elogiou a atividade e o dinamismo da Confraria, que muito tem contribuído para a atratividade daquele espaço, criando melhores condições para o acolhimento de peregrinos e para a valorização do espólio documental existente naquele espaço.

Classificado pela Confraria de Santa Luzia como um equipamento estrutural de apoio ao templo monumento de Santa Luzia, o Edifício das Tílias integra um albergue para peregrinos/hostel, um museu e um espaço de restauração e foi considerado um “momento marcante” da história daquele espaço, que se encontra entre os mais visitados durante todo o ano no concelho.

A nova estrutura contou com o apoio da Câmara Municipal e integra uma operação urbanística a cargo e em terrenos pertencentes à Confraria de Santa Luzia, no âmbito do Projeto de Arranjo Urbanístico e Paisagístico de Santa Luzia. O novo Edifício alberga assim diversas e valências, designadamente o espaço de exposição museológica com apoio de uma sala de leitura ligada à atividade arquivística, depósito de apoio e um bar/restaurante com funcionamento independente.

Inclui também uma unidade de Alojamento Local, designada como “Albergue”, com capacidade para 38 utentes e duas arrecadações com acesso pelo exterior e ainda instalações de apoio ao edifício como garagem, lavandaria, sanitários/vestiários de funcionários, sala de pessoal, localizando-se no seu extremo Norte um bloco de instalações sanitárias de uso público.

A nova estrutura é uma das que estão previstas no Projeto de Arranjo Urbanístico e Paisagístico de Santa Luzia, que prevê o redesenho da “Praça de Santa Luzia”, reorganizando a circulação automóvel e pedonal, eliminando o estacionamento na frente do Templo e reduzindo a área de paragem de autocarros, mas também a construção de um bar/restaurante panorâmico e de um espaço de culto/cripta sob o nível da praça; a reorganização geral do “espaço exterior a Norte do Templo”, alterando os arranjos existentes de forma a promover a sua renaturalização e ampliar substancialmente a área de estacionamento; e a revitalização do “Jardim das Tílias”, replantando diversas árvores e redefinindo as áreas ajardinadas, instalando um parque de merendas e construindo um anfiteatro no seu extremo Norte.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo