Página Inicial > Notícias > Inaugurada...do Castelo

Inaugurada requalificação da Rua Frei Bartolomeu dos Mártires, na ribeira de Viana do Castelo

12 Agosto 2015

A rua Frei Bartolomeu dos Mártires, em plena ribeira da cidade, foi ontem inaugurada na presença do executivo municipal, autarcas locais e muitos populares. A requalificação daquela via, que incorpora um conjunto de seis ruas que foram recentemente intervencionadas, está integrada nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Frei Bartolomeu dos Mártires.

A requalificação daquela rua da ribeira é mais uma das várias que estão em marcha e segue-se à abertura, na semana passada, das ruas de Viana, Beco do Caxuxo e Prior do Crato. A abertura destas artérias, em pleno casco histórico da cidade, era reivindicada há vários anos pelos moradores e resulta de um investimento mais abrangente nas ruas da ribeira já que, noutras ocasiões, foram intervencionadas a Rua dos Poveiros, a Rua Monsenhor Daniel Machado, a Rua do Loureiro e o Largo d’Agonia, na mesma zona.

Esta requalificação da Frei Bartolomeu dos Mártires integra ainda a programação do Município e da Diocese para assinalar os 500 anos sobre o nascimento do Beato pelo que, depois da inauguração, se seguiu uma visita à exposição que está patente nos claustros do convento de S. Domingos.

Para além das ruas da ribeira, a Câmara Municipal, no âmbito da regeneração urbana, intervencionou também edifícios públicos como a Vila Rosa e antigo edifício das Finanças, hoje Serviço de Atendimento ao Munícipe, cobertura da Academia de Música, requalificação da cobertura do Teatro Municipal Sá de Miranda, etc., que tem motivado o acompanhamento do investimento privado nas áreas de intervenção de espaço público.

Viana do Castelo, 12 de agosto de 2015