Página Inicial > Notícias > Inaugurada...Portuzelo

Inaugurada Praça das Lavradeiras em Santa Marta de Portuzelo

17 Novembro 2020

O Vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre, inaugurou a Praça da Lavradeiras em Santa Marta de Portuzelo. O investimento foi projetado para a zona envolvente ao Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo e para o novo edifício do Núcleo da Quinta Velha, cooperativa habitacional com 31 apartamentos e 9 lojas comerciais.


O protocolo de cooperação e apoio financeiro entre o Município de Viana do Castelo e a Cooperativa de Habitação Económica Capitães de Abril – Núcleo da Quinta Velha de Santa Marta de Portuzelo, C.R.L. indicava ser necessária uma intervenção de requalificação do espaço público envolvente à Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, prevista no processo de loteamento n.º 5/93, mas nunca executada.


Por se tratarem de áreas contíguas, as obras de arranjos exteriores previstas no processo de construção do novo edifício e a intervenção de requalificação do espaço público envolvente à sede da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo devem ser compatibilizadas, considerava o protocolo.


Assim, o Município de Viana do Castelo atribuiu à Cooperativa de Habitação Económica Capitães de Abril – Núcleo da Quinta Velha de Santa Marta de Portuzelo, C.R.L um apoio financeiro até 75 mil euros para requalificação do espaço público envolvente à Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo.


Recorde-se que a Coesão Territorial e o desenvolvimento das freguesias tiveram em 2020 um acréscimo orçamental de cerca de 500 mil euros para permitir a concretização de projetos e ações da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesia.