Página Inicial > Notícias > Inaugurada...de Darque

Inaugurada Casa das Artes de Darque

12 Agosto 2011

casadarqueO Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, inaugurou a nova Casa das Artes de Darque, situada na antiga escola primária Senhora das Oliveiras e agora recuperada para albergar esta valência, que irá em breve acolher também um Núcleo Museológico da Rede de Núcleos do Museu do Traje.

A cerimónia, que decorreu ontem ao fim do dia, contou com a presença do executivo municipal, do pároco e de membros da assembleia de freguesia e da junta de freguesia de Darque. A Casa das Artes de Darque, que pretende preservar a história e a identidade da freguesia, é um antigo projecto da freguesia, que agora ali inaugurou uma exposição de bordados, miniaturas e pintura.

A Casa das Artes vai estar aberta a todas as actividades, desde teatro, pintura, música até workshops e ainda a propostas e apresentação de actividades culturais, artísticas, científicas, desportivas e sociais que possam contribuir para o enriquecimento dos habitantes de Darque, sendo igualmente um espaço para exposições. Em breve, acolherá também o Núcleo Museológico de Darque, dedicado ao centro histórico e às actividades do Rio Lima e do Monte Galeão.

Na sessão, o Presidente da Câmara evidenciou a política municipal de refuncionalização de equipamentos como é o caso das antigas escolas primárias desactivadas e agora espaços dedicados a funções culturais, sociais e que, simultaneamente, permitem a valorização do património construído. No seu discurso, José Maria Costa enalteceu o empenho e o trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia de Darque na preservação da cultura popular, da qual a Casa das Artes é um excelente exemplo a ser seguido.

Viana do Castelo, 12 de Agosto de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo