Página Inicial > Notícias > Inaugurada...mil euros

Inaugurada ampliação do cemitério de Darque depois de empreitada de 335 mil euros

30 Março 2021

Foi ontem benzida a ampliação do cemitério da vila de Darque, numa obra de 335 mil euros. O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, o Vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre, o Vereador da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, bem como o Presidente da Junta de Freguesia, Augusto Silva, marcaram presença na simbólica cerimónia de inauguração de Alargamento do Cemitério de Darque – I fase.


Recorde-se que a autarquia tinha também promovido recentemente a empreitada de remodelação da envolvente do Cemitério de Darque, que implicou a quase duplicação da área do cemitério da freguesia e a execução de um novo arruamento com estacionamento para cerca de 200 viaturas. A obra, de 860 mil euros, permitiu o aumento disponível de área do cemitério, o alargamento do arruamento ali existente e a criação de lugares de estacionamento para apoio ao cemitério e ao pavilhão desportivo ali existente.


Na freguesia de Darque, está ainda em fase de execução a Requalificação da Quinta da Bouça, tendo a empreitada um valor de 2,4 milhões de euros para reabilitação do espaço público, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. A empreitada de “Requalificação do Espaço Público da Quinta da Bouça” visa qualificar esta zona de habitação multifamiliar com execução de ciclovias, vias pedonais e ajardinamento junto da Estrada Nacional 13, entre o km 63+314 e o km 63+908.


Com a requalificação, pretende-se criar na Quinta da Bouça uma zona de habitação multifamiliar ajustada aos novos imperativos de ordenamento do território e de qualificação ambiental. A implementação desta área residencial tem como objetivos gerais qualificar o ambiente urbano; a promoção e valorização da qualidade ambiental através da redefinição de aéreas de circulação automóvel e pedonais; implementação de um corredor para bicicletas (ciclovia) paralelamente à E.N. 13, e complementado por zonas arborizadas áreas ajardinadas; reordenamento de estacionamento público de apoio à área comercial e residencial.