Página Inicial > Notícias > Inaugurada...Mazarefes

Inaugurada ampliação da Escola de Ensino Básico de Mazarefes

13 Dezembro 2010

mazarefesO Presidente da Câmara, José Maria Costa, inaugurou a ampliação e requalificação da EB1 e jardim-de-infância de Mazarefes, um investimento orçado em cerca de 180 mil euros que permitirá melhorar as condições de ensino dos alunos daquele estabelecimento. Na sessão, em que participaram membros do executivo e os alunos da escola, foi também prestada homenagem a Francisco Pitta com o descerramento de uma placa na biblioteca da escola, que passa a ter o seu nome.

A cerimónia serviu para assinalar mais um investimento da Câmara Municipal de Viana do Castelo na área da educação já que, em causa, está a construção de duas salas de aula, de gabinete de apoio aos professores, instalações sanitárias e recreio coberto mas também a pintura exterior da escola, o alargamento do parque de estacionamento e a instalação de uma biblioteca na sala de jardim-de-infância.

Ao todo, foram investidos cerca de 180 mil euros para “qualificar uma escola exemplar”, nas palavras do Presidente da Câmara, que aproveitou para elogiar o trabalho desenvolvido pelo corpo docente, funcionários e pelos alunos, que não faltaram à cerimónia.

Do programa constou, para além da visita às instalações, o descerramento de uma placa na Biblioteca, que terá o nome de Francisco Pitta e onde está também um busto ao professor. Posteriormente, decorreu uma evocação ao homenageado, natural da freguesia, e uma dramatização dos alunos do quarto ano.

Este investimento, recorde-se, junta-se a um conjunto de obras na educação que a Câmara Municipal está a levar a cabo no parque escolar. Em causa estão novas instalações como o pavilhão secundário da EB 2,3 e S de Lanheses, um investimento que ronda os 900 mil euros, a requalificação e ampliação da centenária escola de Afife no valor de 450 mil euros e, agora, a ampliação e requalificação da escola e jardim de infância de Mazarefes no valor de 180 mil euros.

 A estes valores acresce ainda a requalificação pontual de algumas escolas no valor global de 200 mil euros, mas 2010 foi também o ano em que abriu o Centro Escolar de Santa Marta de Portuzelo, um investimento de 1.4 milhões de euros, para além da requalificação da Escola Secundária de Monserrate e o início da requalificação da Escola Secundária de Santa Maria Maior.

                                                                                                                                             

 

Viana do Castelo, 13 de Dezembro de 2010      

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo