Página Inicial > Notícias > Inauguração...Santa Marta

Inauguração do novo Centro Escolar de Santa Marta

22 Janeiro 2010

MVC_7452A Ministra da Educação, Isabel Alçada, inaugura na próxima segunda-feira (dia 25 de Janeiro), pelas 15h30, o novo Centro Escolar de Santa Marta de Portuzelo, um edifício construído de raiz junto aos outros estabelecimentos de ensino ali localizados, num investimento de cerca de 1.5 milhões de euros. Posteriormente, a Ministra da Educação preside à entrega de prémios da Escola EB2/3 Pedro Barbosa na Biblioteca Municipal, pelas 16h15.

O novo equipamento escolar de Viana do Castelo está situado numa área contígua ao Centro de Formação Profissional e à Escola EB2.3 de Santa Marta de Portuzelo e vem complementar e potenciar o intercâmbio dos recursos entre as várias unidades de ensino da freguesia.

O edifício tem oito salas do primeiro ciclo, uma sala de usos comum, uma sala de educação de infância, um gabinete de docentes, um gabinete de atendimento aos pais, um espaço de apoio administrativo, um espaço de primeiros socorros, uma cozinha e refeitório com capacidade para 217 alunos, um alpendre coberto e um espaço de recreio e área de jogos.

O projecto tem configuração em “L” permitindo a conexão entre os dois equipamentos de ensino existentes e desenvolve-se em dois pisos, sendo o acesso principal feito através de um alpendre que servirá como local de espera nos momentos de entrada e saída dos alunos. O corpo nascente do edifício comporta as salas de aula, área principal do novo edifício, orçado em aproximadamente 1.5 milhões de euros.

De sublinhar que a abertura deste novo centro escolar segue uma política de qualificação dos estabelecimentos de ensino no concelho, que integrou recentemente a abertura dos centros escolares de Mujães e Perre. O Centro Escolar de Mujães é um edifício de raiz com quatro salas de aula, duas salas de actividades, um polivalente/refeitório, uma biblioteca e sala de professores e o Centro Escolar de Perre, um investimento de 1.6 milhões de euros, possui sete salas de aula num o edifício de raiz que integra ainda um polivalente/refeitório, uma biblioteca e uma sala de professores.

Viana do Castelo, 22 de Janeiro de 2010

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo