Página Inicial > Notícias > III Semana...Janeiro de 2017

III Semana do Atlântico: Viana do Castelo vai acolher congresso da Federação Portuguesa de Vela em Janeiro de 2017

24 Outubro 2016


A sessão de encerramento e entrega de prémios da terceira edição da Semana do Atlântico, organizada pela Câmara Municipal, pelo Clube de Vela de Viana do Castelo e pelo Real Clube Náutico de Vigo que decorreu ontem ao fim do dia, ficou marcada pelo anúncio do novo presidente da Federação Portuguesa de Vela de que o congresso daquela entidade irá decorrer em Viana do Castelo.

A sessão de entrega de prémios da terceira edição da Semana do Atlântico contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, do novo Presidente da Federação Portuguesa de Vela, do Presidente da Federação Galega de Vela, do Presidente do Clube de Vela e do Real Clube de Vela, do Comandante da Capitania de Viana do Castelo e do Presidente da Câmara e Vereador do Desporto.

Na cerimónia, que encerrou um evento que juntou cerca de 230 embarcações envolvendo toda a frota nacional, incluindo Açores e Madeira e a frota galega e também velejadores da seleção da Bélgica e a título individual de Inglaterra, França e Letónia, o novo Presidente da Federação Portuguesa de Vela elogiou o trabalho desenvolvido em Viana do Castelo neste desporto e anunciou que o próximo congresso da Federação, a realizar em Janeiro do próximo ano, irá decorrer em Viana do Castelo com o intuito de acentuar o trabalho desenvolvido pela cidade e relevando desta forma a política municipal de apoio aos desportos náuticos e, em especial, à vela.

De lembrar que o III Troféu da Cidade de Viana do Castelo é a maior regata na Classe Optimist que se organiza em território nacional e, paralelamente, e também pela primeira vez, é organizada um estágio internacional com cerca de 20 velejadores, entre os dias 26 a 29 de Outubro, liderado por um dos melhores treinadores do mundo na Classe Optimist, o Argentino Gonzalo Bocha Pollitzer, e os Espanhóis Alberto García Villar e Pedro Quiroga Troncoso. Consolidada a regata na Classe Optimist, o objetivo é avançar também para as restantes classes.

Atualmente encontra-se a decorrer o 1º estágio na Classe Laser no âmbito do “Viana Sailing” com a presença de velejadores de Portugal (projeto Olímpico) do Canadá e Irlanda. O 2º estágio decorrerá entre os dias 26 a 31 de Dezembro de 2016. O treinador responsável por estes estágios é o Vianenses Miguel Andrade do Clube de Vela de Viana do Castelo, também responsável pela representação de Portugal no Campeonato do Mundo da Juventude a realizar na Nova Zelândia.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo