Página Inicial > Notícias > II Prova...saudável

II Prova Águas Abertas Viana do Castelo diverCidade saudável

07 Agosto 2009
 

A iniciativa integra uma prova de três mil metros, numa competição para o Calendário Nacional de Águas Abertas, e ainda uma prova de demonstração de 1500 metros e tem já inscritos mais de cem atletas federados e não federados.


Na prova de três mil metros, podem participar todos os nadadores possuidores de licença da Federação Portuguesa de Natação de Águas Abertas ou Master de Águas Abertas e apenas os nadadores inscritos no Circuito Nacional pontuam para o Ranking do Circuito. Poderão ainda participar nadadores filiados junto de outras federações internacionais reconhecidas pela FINA. Graças a um protocolo entre a FPN e a Federação de Triatlo de Portugal, os triatletas filiados podem também participar nestas provas.


Já a prova de demonstração de 1500 metros é aberta a nadadores federados e não federados com mais de 14 anos e será efectuada de modo a que possa ser nadada numa só volta com partida e chegada ao mesmo local.


A competição será assistida por entidades oficiais reconhecidas e elementos da organização e os participantes, de acordo com os regulamentos, não podem utilizar fatos isotérmicos nem objectos de flutuação, propulsão ou respiração para atravessar o rio a nado.

As travessias em águas abertas, que integram também as provas de triatlo, são assim designadas por serem realizadas em lagos, rios ou em mar aberto, sendo uma modalidade praticada desde sempre, mas com maior incidência no século XIX, quando as piscinas eram poucas e as competições se desenrolavam em meios aquáticos naturais. Célebres são as travessias do Canal da Mancha e, em Portugal, as travessias do Tejo entre a Trafaria e Algés.



            Viana do Castelo, 07 de Agosto de 2009


Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo