Página Inicial > Notícias > “Havemos...estudantes

“Havemos de ir a Viana” com três eventos que vão trazer a Viana do Castelo 2.000 estudantes

08 Outubro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na apresentação do programa “Havemos de ir a Viana”, promovido pela Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e que prevê a realização de três grandes eventos que deverão trazer à cidade mais de 2.000 estudantes.


Na cerimónia, o autarca, José Maria Costa, destacou a capacidade de organização dos estudantes para grandes desafios e grandes eventos, referindo que o desafio é mostrar aos estudantes que o Alto Minho tem escolas, professores e resultados de referência.


Indicou ainda que as empresas e instituições do concelho são “uma forte âncora de amarração” dos estudantes, assegurando que os cursos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo já têm representação e notoriedade a nível nacional.


Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo ano, o Encontro Nacional de Estudantes de Economia e Gestão, que deverá trazer à cidade cerca de 1.000 alunos, entre 28 de fevereiro e 3 de março de 2019. Todos os anos, os Estudantes de Economia e Gestão oriundos de todas as partes de Portugal reúnem-se no Encontro Nacional de Estudantes de Economia e Gestão (ENEEG), encontro este que acontece em Viana do Castelo para a 19ª edição.


Depois, o concelho acolhe o INTERISCAS - Torneio Nacional de Institutos Superiores de Contabilidade e Administração, que deverá trazer cerca de 600 estudantes à cidade vianense entre 20 e 22 de março. Realizado desde 1989, o INTERISCAS é um evento de carácter desportivo, pedagógico, social e cultural que junta numa só cidade atletas dos quatro ISCA’s a nível nacional: Aveiro, Coimbra, Porto e Lisboa.


Com o passar do tempo o evento foi-se complementando, abrangendo ainda mais modalidades desportivas na vertente masculina e feminina. Atualmente, o INTERISCAS é um evento que abrange inúmeras modalidades, como o Futsal, Futebol de 11, Basquetebol, Voleibol, Andebol, Bilhar, Ténis de Mesa e Matraquilhos.


Viana do Castelo será ainda a cidade escolhida para a 8º Edição do Encontro Nacional de Estudantes de Design - ENED ‘19, que deverá atrair cerca de 500 alunos que estão em formação de Design no ensino superior, num evento que deverá acontecer entre 12 e 16 de abril.