Página Inicial > Notícias > Hastear das...do Castelo

Hastear das Bandeiras Azuis de Viana do Castelo

29 Junho 2009
 

Esta cerimónia na Praia Norte contou também com a presença do Vereador com o Pelouro do Ambiente, José Maria Costa, e de representantes da Capitania do Porto de Viana do Castelo, da Entidade Regional de Turismo, das autoridades ambientais, entre outros, e marca o arranque de uma época balnear marcada pela qualidade das águas e da areia.

            Esta cerimónia é também o culminar da preparação da época balnear que envolveu a colaboração, através de protocolos, das Juntas de Freguesia no âmbito da limpeza das praias e apoio aos balneários, uma parceria da Associação Empresarial de Viana do Castelo e da Associação de Nadadores Salvadores para a segurança dos banhistas, e ainda a colaboração da Capitania, Autoridade de Saúde, Região de Turismo e Administração da Região Hidrográfica.

Também o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo irá também, durante o mês de Julho, promover diversas acções de educação ambiental que decorrerão nas praias referentes à conservação dos espaços naturais, Rede Natura, orla costeira, praias fluviais e energia.


Recorde-se que a autarquia tem vindo a valorizar e qualificar o litoral, através de investimentos na preservação dunar, ordenamento das áreas de estacionamento, qualificação dos apoios de praia e a criação de melhores acessibilidades às praias para todos os cidadãos. Para tal, aprovou um conjunto de investimentos para limpeza e conservação ambiental das praias marítimas e fluviais, mas também a instalação de passadiços, ordenamento de estacionamentos, beneficiação dos apoios de praia, investimentos que se têm traduzido numa maior atractividade e reconhecimento das praias vianenses.

            A Câmara Municipal assinou também um protocolo de cooperação, que se insere na política de promoção e valorização das potencialidades turísticas do concelho, visa criar boas condições de acolhimento e segurança dos utentes das praias, em especial aos banhistas. A segurança está, assim, a cargo de trinta nadadores salvadores, que seguirão as orientações da Capitania do Porto de Viana do Castelo e que serão devidamente formados pela Prosalvamento. A esta associação caberá promover acções de formação e reciclagem para os Nadadores - Salvadores, formação de uma equipa para o correcto manuseamento da mota de água do Cabedelo, acções de sensibilização nas escolas e praias para a segurança balnear, colocação e manutenção da sinalização e bóias nas praias, manutenção dos editais de praias, elaboração e manutenção das escalas dos Nadadores - Salvadores.


            Polis do Litoral nas praias de Viana do Castelo

Neste momento, está em curso o desenvolvimento de novos projectos de requalificação da orla costeira, através do Programa Polis Litoral Norte que vai operar obras de requalificação da Pedra Alta, Castelo Neiva, Amorosa, Cabedelo, Praia Norte / Coral e os Planos de Praia de Afife, Arda, Paçô, Porto de Vinha e Rodanho. Todas estas intervenções do Programa Polis serão ligadas através de uma ciclovia atlântica.


O extenso programa de conservação ambiental e de requalificação da orla costeira decorrerá entre 2009 e 2012, possibilitando uma valorização das frentes ribeirinhas de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, incrementando o turismo náutico e da natureza nestes concelhos.



            Viana do Castelo, 29 de Junho de 2009


Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo