Página Inicial > Notícias > Hasteadas...do Castelo

Hasteadas Bandeiras Azuis nas praias de Viana do Castelo

29 Junho 2012

ABELO36771_bandeira_azulO Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, hasteou, de forma simbólica, a Bandeira Azul da Praia Norte. Em Viana do Castelo, foram galardoadas com a distinção da Associação Bandeira Azul da Europa as praias de Afife, Arda (Mariana), Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva, que este ano ostentam igualmente a bandeira Qualidade de Ouro atribuída pela Quercus.

O Galardão Bandeira Azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. As praias e marinas distinguidas ficam autorizadas a ostentar a bandeira oferecida pela FEE durante a época balnear. Pode, portanto, ser considerada um símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.

Uma tradição na Praia Norte é a Biblioteca de Praia, que assinala o seu 11.º ano como pólo de leitura com o slogan “o prazer de ler com vista para o mar”. Trata-se de um pequeno módulo de madeira, com a finalidade de levar ao encontro das crianças, dos jovens e da população em geral, o livro e outras publicações durante a época balnear.

Esta iniciativa pretende levar a biblioteca aos mais diversos públicos, dando relevo ao conceito de biblioteca aberta à comunidade e que esta pode subsistir “sem paredes, à luz do sol”, em que os seus utilizadores podem estar de fato de banho, a saborear um gelado a ler um jornal, uma revista, ou um bom livro.

Viana do Castelo, 29 de Junho de 2012

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo