Página Inicial > Notícias > Funicular...Tripadvisor

Funicular de Santa Luzia e Navio Gil Eannes com Certificado de Excelência 2014 da Tripadvisor

18 Junho 2014

O Tripadvisor, o maior site de viagens do mundo, acaba de galardoar o Funicular de Santa Luzia e o Navio Gil Eannes com os Certificados de Excelência 2014, concedidos com base na pontuação atribuída pelos visitantes daquele site, que assim premeia a excelência no setor de hospitalidade em todo o mundo.

Os prémios, baseados nos “feedbacks positivos dos viajantes do Tripadvisor”, baseia-se nas “boas avaliações e opiniões recebidas” no site durante o ano passado no que toca ao Funicular de Santa Luzia, a celebrar 90 anos, e o Navio Gil Eannes.

O TripAdvisor é o maior site de viagens do mundo e ajuda turistas a planearem a viagem com dicas confiáveis de viajantes reais e inúmeros recursos de planeamento, além de contar com links para as ferramentas de reserva. Os sites do TripAdvisor formam a maior comunidade de viagens do mundo, com aproximadamente 260 milhões de visitantes por mês em 2014 e 150 milhões de avaliações e opiniões, cobrindo mais de 4 milhões de acomodações, restaurantes e atrações. Os sites operam em 39 países em todo o mundo, incluindo a China.

O Funicular:
O Funicular de Santa Luzia foi também recentemente distinguido com o prémio de Infraestrutura Ferroviária do Ano 2013, tratando-se do mais moderno de Portugal. Vencendo um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, a viagem no Funicular de Santa Luzia é a mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 650 metros.

Construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, foi inaugurado a 2 de junho de 1923 através da Empreza do Elevador de Santa Luzia. Entre 18 de Agosto e 31 de Outubro de 1944, os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo asseguraram a exploração, com carácter provisório e, em 1945, foi alvo de importantes trabalhos de reparação.

A 28 de Janeiro de 2005 é transferido para o domínio público do Município de Viana do Castelo e, em meados de 2005, foi alvo de uma empreitada de 2,28 milhões de euros coma renovação da linha, recuperação dos muros que a ladeiam e a instalação de duas modernas carruagens, com lotação para 25 pessoas, 12 sentadas e 13 em pé. Permitem o transporte de bicicletas para que os ciclistas possam ascender a Santa Luzia e circular nos trilhos de montanha existentes. Desde a sua reabertura em 2007, mais de 530 mil passageiros utilizaram esta estrutura.

O Gil Eannes

O Gil Eannes foi construído nos estaleiros de Viana do Castelo em 1955, tendo como missão apoiar a frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e Gronelândia. Embora a sua principal função fosse prestar assistência hospitalar a pescadores e tripulantes, o Gil Eannes foi também navio capitania, navio correio, navio rebocador e quebra-gelos, garantindo o abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau, em 1994 veio para Viana do Castelo, depois de resgatado da sucata, para se tornar memória viva do passado marítimo e da construção naval da cidade, transformado em museu e tendo já recebido a visita de mais de 650 mil pessoas.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo