Página Inicial > Notícias > Fundação...do Bacalhau

Fundação Gil Eannes edita obra de referência sobre a Pesca do Bacalhau

03 Junho 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou presença na sessão de apresentação do IV Tomo do livro “A Pesca do Bacalhau – História, Gentes e Navios”, que teve por tema os Arrastões. Na sessão, o autarca enalteceu a qualidade da obra, editada pela Fundação Gil Eannes e da autoria de João David Batel Marques, Capitão da Marinha Mercante, indicando que esta publicação é “uma referência incontornável da epopeia da pesca do bacalhau em Portugal”.


A Fundação Gil Eannes dá, assim, um contributo nacional para a preservação da memória coletiva, com mais esta edição. Ao longo dos últimos anos, a Fundação tem editado publicações que registam para as gerações vindouras a arte e o engenho, e por vezes o sofrimento, de muitos portugueses que, ao longo da sua vida, enveredaram pela pesca do bacalhau.


O Presidente da Câmara agradeceu também a disponibilidade de João David Marques, Senos da Fonseca e Valdemar Aveiro para editarem diversas publicações sobre a pesca do bacalhau, em parceria com a Fundação Gil Eannes.


Esta publicação visa a compreensão da importância da pesca do bacalhau para os portugueses, clarificando e enquadrando cronologicamente acontecimentos que marcaram a evolução da mesma. Os impactos culturais, sociais e económicos da pesca do bacalhau em Portugal justificam a pertinência do desenvolvimento e publicação de estudos capazes de ajudar a documentar e a compreender as transformações que esta atividade foi sofrendo ao longo dos anos e das décadas.