Página Inicial > Notícias > Francisco...Romaria d'Agonia

Francisco Sampaio e Flora Silva nas Comissões da Romaria d'Agonia

28 Janeiro 2010

zes_pereirasO emblemático Francisco Sampaio vai assumir o cargo de Presidente da Comissão Executiva da Romaria d’Agonia 2010, cargo antes ocupado por Joaquim Ribeiro. Para a Comissão de Honra, foi convidada Flora Silva, ex-vereadora da cultura e grande impulsionadora da cultura popular vianense. A informação foi prestada ontem pelo Presidente da Câmara de Viana do Castelo durante a reunião de executivo, tendo considerado os nomes escolhidos como “um impulso para a organização da romaria em 2010”.

Considerado um dos maiores atractivos da cidade e do concelho, a organização da Romaria da Senhora d’Agonia vai assim ter novo Presidente da Comissão Executiva. Joaquim Ribeiro, actual secretário-geral da VianaFestas e que ocupava o cargo, dá lugar a sobejamente conhecido Francisco Sampaio, grande mentor da Região de Turismo do Alto Minho e exímio conhecedor do turismo de Viana do Castelo.

Francisco Sampaio, professor e organizador curricular do Curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, foi Presidente do Conselho Pedagógico daquela Escola, mas o Turismo é o seu principal motor, tendo desenvolvido trabalhos de investigação na área do turismo, da estatística do turismo e na área do marketing, tendo publicado 24 títulos.

Presidente da Junta de Turismo de Vila Praia de Âncora, Presidente da Região de Turismo do Alto Minho e Presidente da Comissão Instaladora da ADETURN, é uma das personalidades mais carismáticas da região, tendo recebido diversas condecorações, com destaque para a Medalha de Mérito Turísticos da Secretaria de Estado do Turismo, Medalha de Ouro do Comércio de Pontevedra, Comenda de Mérito do Presidente da República, Prémio “Personalidade do Ano” ou o Prémio Dedicação da Confraria de Gastronomia Macaense.

 Para a Presidência da Comissão de Honra, foi escolhida Flora Silva, Vereadora da Cultura, Educação e Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo entre 1994 e 2009. Um dos rostos mais conhecidos da Romaria d’Agonia e do Concelho, Flora Silva foi docente e presidente do Conselho Directivo da Escola Secundária de Santa Maria Maior, tendo ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, no curso de Turismo. Foi, entre outros, Presidente da Associação Cultural VianaFestas, membro do Conselho de Fundadores da Fundação Átrio da Música, vogal da Fundação Maestro José Pedro e membro da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico e da Associação de Promoção da Casa da cultura Portuguesa em Porto Seguro.

 A Romaria d’Agonia decorre entre 20 e 22 de Agosto de 2010.

 

Viana do Castelo, 28 de Janeiro de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo