Página Inicial > Notícias > Fórum Cultural...Vale do Neiva

Fórum Cultural das Neves: Câmara Municipal vai constituir nova entidade para promoção do Vale do Neiva

17 Dezembro 2020

O executivo municipal adjudicou hoje, em reunião de executivo, a empreitada de construção do Fórum Cultural das Neves pelo valor aproximado de 286 mil euros. Para aquele espaço, o Município vai constituir uma nova entidade municipal para a promoção do Vale do Neiva nos domínios ambiental, etnográfico, cultural e científico da região.


O novo espaço incluirá áreas expositivas que irão promover os valores identitários do Vale do Neiva, terá um espaço para formação, discussão e promoção de eventos culturais com uma sala/auditório e terá ainda uma biblioteca dedicada ao Vale do Neiva. Para a programação deste espaço intercultural de valorização identitária, será constituído um Conselho Consultivo que, conjuntamente com o Município e integrando as autarquias, os agrupamentos de escolas e o movimento associativo da região (cultural, desportivo e ambiental), irá definir a programação do Fórum, a constituição de bolsas de estudo para projetos e iniciativas de aprofundamento e conhecimento da região, bem como o apoio a projetos e iniciativas culturais do Vale do Neiva.


Este fórum terá ainda um espaço memória que recordará, entre outras personalidades que marcaram a região, nomes como Leandro Quintas Neves ou Amadeu Torres.


A empreitada vai agora arrancar implicando a reconstrução integral de um edifício no centro das Neves e terá um prazo de execução de 180 dias. Recorde-se que o Lugar das Neves é comum a três freguesias, Vila de Punhe, Mujães e Barroselas, todas na margem esquerda do rio Lima.