Página Inicial > Notícias > Forças...do Castelo

Forças Armadas promoveram programa de divulgação junto de alunos e comunidade de Viana do Castelo

07 Fevereiro 2020

Viana do Castelo acolheu ontem um programa de divulgação das Forças Armadas, que visou aproximar a comunidade e os alunos da instituição. Cerca de 330 alunos de escolas vianenses participaram em ações das iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas”, no âmbito do Programa de Divulgação das Forças Armadas.


As atividades foram acompanhadas pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, entre outras entidades civis e militares.


Assim, alunos dos agrupamentos de escolas Pintor José de Brito, Monserrate e Abelheira estiveram na Escola dos Serviços do Exército Português, para participar em diversas atividades de cariz militar, e visitaram ainda o Porto de Viana do Castelo, para embarque em meios navais com os Fuzileiros da Marinha Portuguesa.


Durante a visita, o Presidente da Câmara Municipal defendeu que as autarquias têm a obrigação de promover a interação entre as instituições militares e a sociedade, considerando que "é fundamental" que as "crianças saibam, desde cedo, a importância das Forças Armadas" na sociedade.


No âmbito do “Cidadania e Forças Armadas”, a Escola Básica EB23 da Abelheira recebeu uma palestra sobre as Forças Armadas, com destaque para os valores e virtudes que contribuem para o exercício de uma cidadania ativa e responsável.


O dia terminou com uma apresentação das Forças Armadas aos deputados da Assembleia Municipal, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal.


A iniciativa “Alista-te por um dia” visa transmitir aos jovens do 4º ano do Ensino Básico os valores da instituição militar e da cidadania, dando a conhecer, de forma dinâmica e apelativa, as atividades mais representativas das Forças Armadas Portuguesas, através de um plano de visitas a unidades militares dos três Ramos das Forças Armadas.


A iniciativa “Cidadania e Forças Armadas”, destinada a alunos do terceiro ciclo (9º ano), consiste em palestras ministradas por oficiais da Marinha, do Exército e da Força Aérea, e pela Liga de Reservistas, acerca de cada um dos três ramos, com especial enfoque na missão e empenhamento no contexto nacional e internacional. Nestas ações é ainda dado ênfase aos valores e virtudes que contribuem para o exercício de uma cidadania responsável, valores esses considerados de extrema importância na instituição.