Página Inicial > Notícias > Forais outorgados...até domingo

Forais outorgados a Viana em exposição até domingo

20 Janeiro 2015

Os principais forais e cartas régias outorgados a Viana estão expostos até ao próximo domingo no rés-do-chão dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República. A mostra integra as comemorações da elevação de Viana a Cidade, data que se assinala hoje, 20 de Janeiro.

A exposição apresenta diversos elementos históricos de Viana do Castelo, com destaque para o foral afonsino de 18 de Junho de 1258, a carta de feira de D. Dinis de 11 de Março de 1286, o Foral Manuelino de 1 de Junho de 1512, a Carta Régia de D. Maria II e transcrição do decreto de elevação a cidade de 20 de Janeiro de 1848.

A mostra integra ainda várias plantas conjeturais de Viana desde 1258 e várias cartas corográficas, com destaque para a das correntes do Rio Lima de 1772.
A mostra integra as Comemorações do dia da cidade quando, a 20 de Janeiro de 1848, D. Maria II elevou à categoria de cidade a Vila de Viana da Foz do Lima, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo, como reconhecimento da coragem e lealdade da guarnição do Castelo de Santiago da Barra.

Do programa comemorativo, destaca-se ainda a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Cidade, hoje, às 21h00 no Teatro Municipal Sá de Miranda e, no dia 31 de janeiro, a tradicional Arruada de Janeiras pelas ruas do centro histórico (com concentração dos grupos pelas 20h45, na Praça da República), seguindo-se um Encontro de Janeiras no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 22h00.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo