Página Inicial > Notícias > Focus Group...do concelho

Focus Group discutiu Coesão Territorial com entidades e freguesias do concelho

19 Março 2021

Nas últimas semanas têm sido promovidos diversos “focus group”, por via digital, que estão a reunir ideias, contributos e sugestões para a definição da Agenda da Inovação Viana 2030. O quarto focus group contou ontem com a presença do Vereador do Planeamento e Gestão Urbanística e da Coesão Territorial, Luís Nobre, para debater a coesão territorial e projetar o futuro das freguesias vianenses, num debate que envolveu entidades diversas e Juntas de Freguesia do concelho.


O encontro defendeu a ideia que a coesão territorial tem de passar por aproveitar os pontos fortes de cada território para um desenvolvimento sustentável; gerir a tendência de concentração da população nas cidades, evitando desertificação de uns territórios e excessos noutros; estabelecer um contacto mais estreito entre os territórios, garantindo às pessoas serviços, equipamentos e condições de vida dignas e com qualidade; e desenvolver a cooperação entre territórios, no sentido partilhar dados, informações e mesmo serviços, equipamentos e estruturas.


De lembrar que o objetivo dos focus group é a auscultação de diversos agentes do concelho de forma a que o documento final reflita a visão dos munícipes, das entidades, das empresas e das instituições do concelho sobre o futuro coletivo do concelho.


A Agenda para a Inovação visa dar coerência e interligar grandes investimentos que estão assegurados e ainda identificar e projetar novos investimentos, no Quadro de Inovação e Desenvolvimento Sustentado. O documento deverá refletir a visão dos munícipes, das escolas, das empresas e das instituições do concelho sobre o futuro coletivo do concelho.


O documento será apresentado em conclusão num fórum final, antes de ser validado pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal.