Página Inicial > Notícias > Fim de Semana...do Castelo

Fim de Semana Gastronómico em Viana do Castelo

17 Fevereiro 2010

fim_semana_gastronomicoaA Câmara Municipal e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal vão promover o Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo. O evento decorre no próximo sábado e domingo com um diversificado programa de animação para acompanhar o Bacalhau à Gil Eannes, o prato tradicional do concelho. o vinho verde e as meias luas à sobremesa.

Assim, na manhã de sábado, na Praça da República, entre as 10h00 e as 13h00, decorre o Feirão da Patanisca, onde poderão ser saboreadas, como aperitivo ao Bacalhau àGil Eannes, as tradicionais especialidades vianenses, à base do “fiel amigo”: pataniscas, bolinhos de bacalhau, bacalhau frito, sonhos e, também, os tradicionais enchidos de tempero caseiro e os docinhos à moda de Viana. No Feirão, actuarão o Grupo Folclórico de Castelo do Neiva, o Grupo Folclórico Danças e Cantares de Carreço e o Grupo Folclórico Danças e Cantares de Perre.

No Domingo, a partir das 10h30, haverá animação pelo centro histórico com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos e Grupo de Bombos e Zés Pereiras de Darque. Paralelamente, decorrem actividades culturais e de lazer, nomeadamente espectáculos e exposições, que irão diversificar este Fim de Semana Gastronómico com o bacalhau à Gil Eannes, em homenagem ao famoso Navio-hospital Gil Eannes, agora recuperado e ancorado em permanência na doca de Viana, onde pode ser visitado.

O Bacalhau à Gil Eannes, servido em todos os restaurantes do concelho que aderiram à iniciativa, é acompanhado das meias luas, assim como o vinho verde da região.

O Gil Eannes:

O navio-hospital Gil Eannes, construído em Viana do Castelo, em 1955, apoiou, durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que actuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. O projecto de reconversão transformou-o em Núcleo Museológico e Pousada da Juventude, proporcionando aos seus visitantes uma experiência inesquecível. Hoje, assume-se como pólo de atractividade para Viana do Castelo, tendo recebido, desde a abertura ao público em 1998, cerca de 483.000 visitantes.

A receita do Bacalhau:

Numa caçoila, leva-se ao lume leite com o bacalhau, até este ficar encalido. Seguidamente, passa-se por água fria.

Numa assadeira, coloca-se o bacalhau com cebola cortada, salsa, alho e azeite de forma a cobri-lo. A seguir, vai ao forno acompanhado por batatas, previamente encalidas com pele, cortadas às rodelas e regadas com o mesmo azeite. Serve-se logo no mesmo recipiente.

A guarnição poderá ser acrescida, servida a parte, com grão cozido, quente ou frio, acompanhado de cebola picada, alho e salsa; tudo regado com o azeite da assadura.

Viana do Castelo, 17 de Fevereiro de 2010

 

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo