Página Inicial > Notícias > Festival...músicos do Minho

Festival Solidário promove trinta concertos em dez dias para apoiar jovens músicos do Minho

10 Agosto 2021

Viana do Castelo acolhe, de 10 a 19 de agosto, o Festival Solidário, promovido pela Orquestra do Alto Minho, com o objetivo de apoiar financeiramente a formação de vinte jovens músicos do Minho. Ao longo de dez dias serão, assim, realizados trinta concertos, em três espaços da cidade, com as receitas de bilheteira e de donativos a serem convertidas em bolsas de estudo a favor dos músicos.


Filipa Lima, presidente da associação Musicis Pontem e representante da Orquestra do Alto Minho, explicou, em conferência de imprensa, que o Festival Solidário abriu inscrições para a participação de músicos nacionais e internacionais nos concertos, tendo garantido 160 inscrições de jovens e de grupos, pelo contará com cerca de 200 músicos presentes, maioritariamente jovens entre os 20 e os 30 anos.


Os espetáculos acontecem, diariamente, às 12h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República) e às 18h00 no Auditório Prof. Lima de Carvalho (São Domingos), com entrada gratuita, mas com a possibilidade de realização de donativos. À noite, às 21h00, os concertos acontecem sempre no Centro Pastoral Paulo VI (Darque), com o bilhete a ter o valor de 5 euros. Existe ainda a possibilidade de adquirir o bilhete do festival, por um valor de 40 anos.


Para donativos, a Orquestra do Alto Minho disponibiliza o MB Way (+351 91 3718615) e o IBAN PT50 0045 1436 4033 0318 2916 2.


A Vereadora com o pelouro da Juventude na Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges, assumiu que esta é uma “nobre iniciativa” que a autarquia apoia “com muito orgulho” cedendo o Teatro Municipal Sá de Miranda para ensaios, os Antigos Paços do Concelho para os concertos, apoiando ainda a nível de comunicação e ofertas para todos os participantes.


“Estamos muito orgulhosos por Viana do Castelo ser o palco deste festival solidário e internacional que vai contar com mais de 160 músicos e grupos”, frisou.


Tendo em conta a limitação dos espaços, a organização promove a reserva de lugar enviando o dia, hora e número de bilhetes para o telemóvel 910 963 551 ou oam.geral@gmail.com