Página Inicial > Notícias > Festa da...do Castelo

Festa da Torta de Viana, animação, entradas gratuitas nos museus e portagens em Viana do Castelo

22 Abril 2013

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo promovem, a partir do dia 25 (quinta-feira) e até ao dia 28 de Abril, um conjunto de iniciativas de animação, com destaque para a Festa da Torta de Viana que, entre outras, inclui um concurso, a degustação nas pastelarias e um original “abraço” com setenta metros ao chafariz da Praça da República feito naquela doçaria tradicional do concelho.

O programa, apresentado já em conferência de imprensa, começa na noite de dia 24 com um espetáculo na Praça da República no âmbito das Comemorações do 25 de Abril, que integram também uma homenagem ao Capitão de Abril, Marques Júnior, no dia 25 pelas 11h00, e ainda um espetáculo na Praça da Liberdade pelas 16h00.

Já a Festa da Torta de Viana decorre no sábado, 27 de Abril, com um concurso no Museu do Traje para escolher a melhor de 18 tortas apresentadas por pastelarias fabricantes por um júri avalizado, seguindo-se, pelas 16h00, na Praça da República, a iniciativa “A torta de Viana abraça o chafariz”, com a elaboração de uma torta de cerca de 70 metros em forma de coração que, depois pode ser degustada pela população, decorrendo paralelamente animação de rua durante todo o dia.
O objetivo é promover esta doçaria de Viana do Castelo e a marca de Viana.

No dia 25 e 26, decorrem também mostras de artesanato no Museu do Traje durante todo o dia e, durante todo o fim-de-semana, pode ser degustada a torta de Viana nas pastelarias.

Paralelamente, decorre no Teatro Municipal Sá de Miranda a peça “A menina do futuro torcido” e pode ser visionado, de 26 e 27 de abril às 21h30,  no Auditório Lima de Carvalho (IPVC, Largo de S. Domingos) o filme “O Cônsul de Bordéus”, rodado parcialmente em Viana do Castelo.

Neste fim-de-semana, as entradas nos museus são gratuitas e a autarquia está também a aplicar a política de pagamento de portagens na A28 para quem quiser pernoitar nas unidades hoteleiras de Viana do Castelo entre 24 e 28 de Abril.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo