Página Inicial > Notícias > Federação...do Castelo

Federação Portuguesa de Vela anuncia criação de Centro de Alto Rendimento em Viana do Castelo

24 Outubro 2017

O Presidente da Federação Portuguesa de Vela anunciou ontem, durante a conferência de imprensa da Semana do Atlântico - IV Troféu Cidade de Viana do Castelo que vai decorrer este fim de semana, a instalação de um Centro de Alto Rendimento no Centro de Vela.

O anúncio, que foi bem acolhido pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, vem reforçar a política municipal de aposta nos desportos náuticos e, por isso, a ideia de ter no concelho um centro para atrair jovens talentos para a alta competição.

A novidade foi dada na conferência de imprensa de apresentação da Semana do Atlântico, um evento organizado pelo Clube de Vela de Viana do Castelo numa parceria com o Real Club Náutico de Vigo e que conta com os apoios da Câmara Municipal de Viana do Castelo, West Sea – Estaleiros Navais e Federação Portuguesa de Vela e que se realiza a 28 e 29 de Outubro. Para a edição de 2017 estão já confirmadas a presença de 35 clubes e 245 velejadores, provenientes de Espanha, Bélgica, Irlanda, Angola e Portugal.

Tendo em atenção à importância que a Semana do Atlântico adquiriu ao longo dos seus 15 anos de existência, foi-lhe atribuída o galardão de “Excellence Cup” que, em Espanha, significa o reconhecimento máximo a um evento de vela.

Em 2014, e fruto da necessidade sentida e do desafio do Clube de Vela de Viana do Castelo ao Real Clube Náutico de Vigo, a mesma foi alargada para fora dos limites da Cidade de Vigo, criando um evento náutico único, que decorre em dois países e duas cidades em simultâneo com a mesma designação. Esta parceria entre os dois Clubes foi também e desde a primeira hora objeto de um forte apoio de ambos os Municípios no caso em questão Viana do Castelo e Vigo, pela importância que sentiram nesta parceria.

Fruto do interesse demonstrado e das inscrições já recebidas, o IV Troféu da Cidade de Viana do Castelo que se realiza nos dias 28 e 29 de Outubro de 2017, é claramente a maior regata na Classe Optimist organizada em território nacional, o que só é possível pelas condições de excelência que Viana do Castelo tem para oferecer. A consolidação e o contínuo crescimento desta prova é, e continuará a ser, um dos objetivos para os próximos anos.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo