Página Inicial > Notícias > Fazer Acontecer...Internacional

Fazer Acontecer a Regeneração Urbana – Câmara Municipal participa em Seminário Internacional

28 Março 2013

Viana do Castelo participou no Seminário Internacional "Fazer acontecer a Regeneração Urbana", promovido pela CIP, que decorreu no Auditório da AEP e que teve como objetivo apresentar as conclusões do Projeto Fazer Acontecer a Regeneração Urbana e também apontar os vários caminhos a percorrer no âmbito da reabilitação dos centros históricos.

Luís Nobre, vereador do pelouro do urbanismo da Câmara Municipal de Viana do Castelo participou no painel “ Resultados, expectativas e orientações sugeridas pela experiência recolhida no âmbito dos projectos piloto “ onde apresentou a experiência do Município de Viana do Castelo no âmbito da regeneração urbana.

Na sessão, foi realçado o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que de entre as cidades que participaram no “ Fazer acontecer a Regeneração urbana” foi a cidade que apresentou o maior número de ideias e de trabalhos, com projectos e obras.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo integra, desde Julho de 2011, este projecto “ Fazer Acontecer a Regeneração Urbana” promovido pela CIP, com a parceria da AEVC, e a Escola Superior Gallecia, projecto que tem como objectivo regenerar o património das cidades, reanimar a actividade económica dos centros históricos, promover a integração no mercado de edifícios devolutos, promover a dinamização do mercado de arrendamento e melhorar a qualidade de vida das populações.

Viana do Castelo tem, já, muito trabalho desenvolvido na área da regeneração urbana com índices de reabilitação no centro histórico acima da média nacional, que é de 9,6 %. Viana do castelo atinge já um índice de 16.1 % enquanto a média europeia é de 23%.

Tem sido desenvolvida intensa actividade neste domínio, com o envolvimento de actores locais, nomeadamente a auscultação à população do Plano de Regeneração Urbana para a área do Plano de Pormenor do Centro Histórico, projectos de alunos de arquitectura e urbanismo, com apresentação de trabalhos para espaços da cidade, dinamizados pela Escola Superior Gallaecia, bem como promoção e apoio de investimentos privadas na área da reabilitação.

Na esteira da actividade desenvolvida para “Fazer Acontecer a Regeneração Urbana” a Câmara Municipal lançou um Concurso Público Internacional de Ideias, para seleccionar ideias consistentes, traduzidas em propostas inovadoras para a regeneração de uma área do Centro Histórico.

Este concurso visa valorizar ideias que se distingam pela inovação pela adequação ao local, pela consentaneidade com os objectivos estratégicos definidos pelo Município e pela possibilidade de implementação.

Viana do Castelo, 28 de Março de 2013.

Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente