Página Inicial > Notícias > Fazer Acontecer...de Ideias

Fazer Acontecer a Regeneração Urbana apresentou resultados do Concurso de Ideias

28 Junho 2012

RGU_VC_GABDcmvc0433A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Confederação Empresarial de Portugal apresentaram ontem os resultados do Concurso de Ideias no âmbito do Plano de Regeneração Urbana, para a área do Plano de Pormenor do Centro Histórico da cidade.

As ideias apresentadas foram consideradas inovadoras, correspondendo a necessidades de mercado, nos mais diversos domínios de oferta, e sustentadas através de uma estrutura sintética de plano de negócios. Surgiram sete propostas, tendo sido duas consideradas com o primeiro prémio ex-aequo e ainda o trabalho de cerca de trinta alunos da Escola Superior Gallaecia, tendo sido escolhidas duas.

O objectivo do concurso era valorizar ideias diferenciadoras que possam ser utilizadas para definição de um Plano de Regeneração Urbana nas áreas seleccionadas dentro do perímetro do Plano de Pormenor do Centro Histórico de Viana do Castelo. Pretendia-se que estas ideias representem a visão da população que vive na cidade todos os dias, para auxiliar o trabalho dos profissionais que irão apresentar propostas para o Plano de Regeneração Urbana.

As propostas deveriam abordar temas e ideias capazes de promover a preservação do património e da memória dos locais em causa, de toda a área do Centro Histórico e sua envolvente, mas serem também capazes de dar um contributo de contemporaneidade e inovação capazes de criar novas dinâmicas para estes espaços e, desta forma, potenciar e alavancar o processo de Regeneração Urbana e dinamizar social e economicamente a cidade.

Este concurso surge do projecto ambicioso da CIP para promover a Regeneração Urbana, que pretende, entre outros objectivos, realizar a recuperação de centros urbanos, zonas históricas e grandes equipamentos abandonados ou degradados, criando assim oportunidades de revitalização da fileira da construção. Neste processo estão envolvidas a AEVC - Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, que definiu a reabilitação como um dos eixos fundamentais da sua acção.

Os trabalhos estão agora expostos no rés do chão do edifício da Misericórdia até 22 de Julho e a próxima fase passará pelo lançamento de um concurso internacional de ideias para a mesma área da cidade.

 

            Viana do Castelo, 28 de Junho de 2012 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo