Página Inicial > Notícias > Exposição...Julho no CMIA

Exposição – “Viana do Castelo, Cidade Náutica do Atlântico. Princesa com Rio e Mar em Fundo” inaugurada a 26 de Julho no CMIA

25 Julho 2013

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, inaugura no próximo dia 26 de julho, pelas 17h, no CMIA, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, daquela cidade a Exposição “Viana do Castelo, Cidade Náutica do Atlântico. Princesa com Rio e Mar em Fundo”.

Trata-se de uma exposição sobre a relação de Viana do Castelo com o mar apresentada do ponto de vista histórico, económico, cultural, social e ambiental. Os quatro temas que a compõem dão dessa relação um retrato sucinto:
• Viana e o mar (a relação histórica e a cultura marinheira de Viana)
• A Economia do Mar (as atividade económicas que têm no mar a sua principal vocação)
• O Centro de Mar (a nova aposta nas atividade náuticas - de recreio, lazer e desportivas –, no turismo de vocação náutica e no aprofundamento do conhecimento e da cultura marítima)
• O Património Natural do Litoral de Viana (os recursos naturais, paisagísticos, geológicos e ambientais)

Completa o dispositivo cénico da Exposição a instalação “Imersão Azul” que é a expressão física da imensidão do oceano que banha Viana, aqui como metáfora de possibilidades, de novos “descobrimentos”.

A brochura com o mesmo título da Exposição, a lançar no dia da inauguração, alarga os conteúdos dos quatro temas tratados.


Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente