Página Inicial > Notícias > Exposição...Amadeu Costa

Exposição temporária do Museu do Traje dedicada a Amadeu Costa

19 Outubro 2011

A Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugura no próximo sábado, pelas 17h00, no Museu do Traje, a exposição temporária “Amadeu Costa – Traje e Chieira”. A inauguração estará patente até ao final do ano e integra a doação de uma nova colecção de trajes ao espaço museológico da cidade, que enriquece assim o seu património.

O etnógrafo, um dos grandes divulgadores do Traje à Vianesa, reuniu ao longo da sua vida, uma colecção com dezenas de fatos que, agora, a sua família decidiu, num acto de grande generosidade, doar ao Museu do Traje.

A colecção, que demonstra a sensibilidade com que viu o traje, e, através dele, o povo vianense, inclui trajes ricos, mas também os mais humildes, mais esquecidos, aqueles que chamaram menos a atenção dos coleccionadores: os trajes de trabalho, grosseiros, com pouca decoração, do quotidiano duro, das idas ao monte para cortarem o mato para as camas dos animais, ou das lavradas que duravam dias inteiros.

É esta a colecção que agora vai estar patente e que tem uma fundamental importância para que o Museu possa cumprir a sua missão de estudar e divulgar os modos de vida tradicionais do Alto Minho dos finais do século XIX e inícios do XX, que formam a identidade vianense e alto minhota.

Amadeu Costa, recorde-se, foi um incansável lutador pela criação de um museu dedicado ao traje regional em Viana do Castelo. No momento da aquisição do edifício do Banco de Portugal para a instalação desse Museu, em 1996, foi ele que organizou a exposição Traje Regional, a primeira que aqui se realizou e, no ano seguinte, organizou também a exposição que marcou a inauguração do Museu: Ambientes Regionais e Trajes. Por esta razão o Museu atribuiu a uma das suas salas o nome de Galeria Amadeu Costa.

 Viana do Castelo, 19 de Outubro de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo