Página Inicial > Notícias > Exposição...do Castelo

Exposição “Romaria | Divino” destaca componente religiosa das festividades de Viana do Castelo

11 Novembro 2019

Foi inaugurada, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e da Vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro, no Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, a exposição “Romaria | Divino”, que destaca a componente religiosa das festas e romarias do concelho de Viana do Castelo.


A exposição apresenta registos fotográficos captados nas festividades de Amonde, Carvoeiro, Deão, Deocriste, Freixieiro de Soutelo, Lanheses, Mazarefes, Meadela, Meixedo, São Romão do Neiva, São Lourenço da Montaria, São Salvador da Torre, Vila Fria, Vilar de Murteda, Vila Franca e Vila Mou.


Coordenado por Flávio Cruz, este é um projeto mais abrangente de recolha em vídeo e fotografia das romarias vianenses. Nesta terceira exposição, são apresentadas 37 fotografias da autoria de António Pedrosa, Gonçalo Delgado, João Silva, Luís Lagadouro, Luís Vilaça, Miguel Oliveira, Nuno Sampaio e Rui Fonseca. O texto de apoio à exposição e o respetivo catálogo têm assinatura de Hermenegildo Viana.


Os autores visitaram diversas freguesias do concelho, tendo registado apontamentos que se centram na devoção, nas procissões, nos andores e nas diversas manifestações religiosas. O objetivo deste trabalho passa por ajudar a preservar as tradições e a memória coletiva da nossa comunidade.


Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou, em 2016, um projeto que inclui o levantamento, em vídeo e em fotografia, de festas, romarias, usos e costumes do concelho. Depois de concluído o projeto, o material irá integrar o acervo do Museu do Traje.