Página Inicial > Notícias > Exposição...Ambiental

Exposição “Insetos em Ordem” apresenta dezenas de insetos no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

04 Abril 2019

Já está disponível no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo, com entrada gratuita, a exposição “Insetos em Ordem”. A mini-exposição possui um carácter dinâmico e interativo, já que, à chegada, os visitantes recebem um inseto verdadeiro, conservado em resina, e passam pela experiência individual de identificação da Ordem a que o animal pertence, desde borboletas, besouros, gafanhotos, entre outros.


Os visitantes têm assim de seguir uma chave dicotómica construída com placas colocadas no chão e caminhos coloridos até chegarem à identificação da Ordem a que o inseto pertence. A informação sobre as características, diversidade, biologia e ecologia das 14 principais Ordens de insetos encontra-se nos expositores verticais.


A mini-exposição pretende explicar o que são os insetos, como se identificam, indicando as características das Ordens mais importantes. A exposição é uma produção do Tagis, cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no âmbito do programa "O Mundo na Escola", com financiamento da Ciência Viva e Fundação para a Ciência e Tecnologia.


A exposição “Insetos em Ordem” está disponível no CMIA até 30 de julho, podendo ser visitada gratuitamente de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.