Página Inicial > Notícias > Exposição...Decorativas

Exposição “Estuques e Estucadores de Viana do Castelo” no Museu de Artes Decorativas

16 Agosto 2021

O Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo tem patente, até 31 de outubro, uma exposição sobre estuques e estucadores de Viana do Castelo. Denominada "Estuques e Estucadores de Viana de Castelo: entre o passado e o futuro", a mostra ilustra a ligação de Viana a uma arte muito relacionada com as suas gentes, designadamente das freguesias de Afife, Carreço e Areosa, origem de gerações e gerações de estucadores.


Inaugurada no passado sábado, a exposição integra uma seleção de desenhos e matrizes deste espólio, terminando a exposição com a alusão à escultora Iva Viana, que trabalha o gesso na contemporaneidade.


De sublinhar que, em Viana do Castelo, existem numerosos edifícios públicos e particulares com obras de estuques que serão dadas a conhecer nesta exposição. A partir do conhecimento dos instrumentos e das técnicas, será apresentada a figura do mais importante mestre estucador oriundo de Viana, Domingos António Meira (1850-1928), bem como a sequência histórica até à oficina de Gessos Maceiro, adquirida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.


A exposição é orientada pelo Professor Doutor Vasconcelos e Sousa, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e investigador na área do Património, académico da Academia Portuguesa de História e da Academia Nacional de Belas-Artes, entre outros, e que contou com o apoio dos técnicos do MAD.