Página Inicial > Notícias > Exposição...Maré no CMIA

Exposição Europeia sobre Moinhos de Maré no CMIA

22 Abril 2009
 

O CMIA, que está situado nas Azenhas D. Prior com moinho de marés, é assim o palco ideal para acolher esta exposição destinada a um público alargado e versa os moinhos de marés da Europa e suas potencialidades. Organizada no âmbito de um projecto coordenado pelo Ecomuseu Municipal do Seixal (Portugal), a mostra resulta da colaboração de mais de 20 instituições e investigadores direccionados para projectos de investigação, conservação, reabilitação e divulgação de moinhos de maré existentes no espaço europeu.         

Por isso, aborda aspectos relacionados com a difusão e implantação geográfica, as tipologias e modo de funcionamento, a diversidade de utilizações e a valorização patrimonial destes testemunhos, disponibilizando informação em português, espanhol, francês e inglês.


De referir ainda que as marés têm sido utilizadas há séculos como fonte de energia. Em diversos locais abrigados do litoral atlântico europeu, foram edificados moinhos accionados pelo fluxo e refluxo da maré. Alguns exemplares chegaram aos nossos dias, por vezes ainda em funcionamento, e constituem hoje um exemplo das capacidades desenvolvidas pelo Homem para tirar proveito das forças naturais, respeitando o ecossistema em que se integra.



Viana do Castelo, 22 de Abril de 2009


Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo