Página Inicial > Notícias > Executivo...de Areosa

Executivo municipal visitou instituições da freguesia de Areosa

31 Março 2017

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo visitou instituições na freguesia de Areosa, juntamente com os membros da junta de freguesia local. A visita integra o périplo que o está a efetuar em todas as freguesias do concelho para visitar obras em curso, conhecer projetos e dar nota dos investimentos a realizar.

Na freguesia da Areosa, a visita começou com uma passagem pelas instalações do Grupo Etnográfico da Areosa, que está a celebrar 50 anos de existência. Esta entidade, que desde 1966 promove diversas atividades de promoção cultural e patrimonial, dinamizadas por cidadãos daquela freguesia, tem participado na organização de todas as edições do Festival de Folclore Internacional do Alto Minho até à XX Edição e colaborado nas festas da freguesia e nas da cidade. Após cinquenta anos de atividade, o GEA continua a ser uma referência no folclore alto minhoto, pautando-se por critérios de autenticidade no traje e tradições.

Na sede do GEA, o autarca de Viana do Castelo e os vereadores Vítor Lemos e Luís Nobre visitaram a sede recentemente qualificada e reuniram com os seus responsáveis, tendo depois passado pelas obras em curso da Sociedade de Instrução e Recreio da Areosa e pelo Centro Social e Paroquial do Senhor do Socorro, no centro de convívio e jardim-de-infância e nas instalações do agrupamento de escuteiros.
De lembrar que esta visita integra o conjunto de visitas que o executivo municipal tem vindo a fazer no sentido de conhecer as empreitadas em curso e os novos projetos e investimentos para as freguesias do concelho, integrada na sua política de coesão territorial.

De sublinhar que a coesão territorial é uma das apostas da Câmara Municipal que, no âmbito do orçamento municipal, está a reforçar o investimento no desenvolvimento e coesão das freguesias com aumento das intervenções no alargamento das redes de água e saneamento, requalificação da rede viária municipal, requalificação de equipamentos escolares, desportivos e culturais. As verbas a transferir para as freguesias foram aumentadas em cerca de 10% nas rubricas de investimento: beneficiação da rede viária, ampliação de cemitérios, construção de capelas mortuárias, arranjos urbanísticos e requalificação de equipamentos culturais e desportivos.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo