Página Inicial > Notícias > Executivo...Geraz do Lima

Executivo municipal no arranque da empreitada de alargamento da Curva do Gil, em Santa Leocádia de Geraz do Lima

22 Dezembro 2020

O executivo municipal marcou presença no arranque da empreitada de “Alargamento da Ponte Martim e Gil e Requalificação da Envolvente”, uma operação que surge da necessidade de resolução de uma zona sensível da freguesia - a travessia estrangulada da Estrada Municipal nº 550-1, em Santa Leocádia de Geraz do Lima.


Neste atravessamento da linha de água existem, na atualidade, muitos constrangimentos derivados da exiguidade do perfil do tabuleiro da ponte, que não permite que dois veículos automóveis se cruzem. Ao proceder ao alargamento da ponte prevê-se a reformulação e qualificação do espaço público contiguo, nomeadamente os passeios, a integração de uma pequena praça e a contenção dos taludes confinantes com o leito da linha de água, de modo a dar resposta às atuais necessidades urbanísticas.


Nas obras urbanísticas projetadas o objetivo principal é conseguiu os dois sentidos de circulação no tabuleiro, passando a uma largura de 6,70 metros, conseguindo o atravessamento pedonal nos dois lados, com aproximadamente 1,60 metros cada passeio, sustentando-se os taludes com a linha de água através de muros de alvenaria de granito.


Os materiais a utilizar visam uma integração com as características desta zona, nomeadamente ao nível dos muros de sustentação, com predominância nas alvenarias granito e ao cubo aplicado nos passeios. A obra foi adjudicada pelo montante de 140 mil euros.