Página Inicial > Notícias > Executivo...D. Fernando

Executivo Municipal e União de Freguesias visitaram o requalificado Jardim D. Fernando

29 Março 2019

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo visitou o requalificado Jardim D. Fernando, num momento que contou também com a presença do executivo da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela e membros da Assembleia de Freguesia. A visita foi seguida de uma reunião de trabalho entre o executivo e a União de Freguesias. Recorde-se que a empreitada na envolvente do Jardim D. Fernando e na Rua de São Tiago representou um investimento de 770 mil euros por parte do Município.


No que toca ao Jardim D. Fernando – Praça General Barbosa, a intervenção surgiu da necessidade de remodelar e repensar a existente lógica viária e pedonal do seu entorno. De perfil e características variáveis ao longo das três “faces” do Jardim, dinamizado por equipamentos escolares, comércio retalhista e restauração, o espaço acusava interferências na circulação pedonal e viária, pelo que a obra previu a beneficiação com prolongamento das vias de circulação; a redefinição da área de estacionamento; e a infraestruturação cabal das redes públicas.


A obra previa ainda a criação dos percursos pedonais e o seu prolongamento, a colmatação das áreas de estacionamento e a revalidação de espaços verdes e arborização, para além da instalação, remodelação e prolongamento das redes residuais, pluviais, abastecimento de água; gás; telecomunicações, e ainda iluminação pública; mobiliário urbano e sinalética. Desta forma, manteve-se a capacidade da circulação rodoviária, qualificou-se o espaço público e melhoraram-se as condições de circulação de peões.


No que toca à Rua de S. Tiago, e com os mesmos objetivos, em causa estava a beneficiação com prolongamento das vias de circulação; a redefinição da área de estacionamento; e a infraestruturação das redes públicas (residual, pluvial, abastecimento de água, gás, telecomunicações); iluminação pública; mobiliário urbano; e sinalética.