Página Inicial > Notícias > Executivo...e Vila Mou

Executivo consignou empreitada de ampliação da rede de drenagem de águas residuais em Torre e Vila Mou

10 Julho 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, acompanhado pelo executivo camarário e pelo autarca da União de Freguesias de Torre e Vila Mou, participou hoje na consignação da empreitada de Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais da Margem Direita (Freguesias de Serreleis, Cardielos, Torre e Vila Mou) do Lote 2 – Freguesias de Torre e Vila Mou, que representa um investimento superior a 717 mil euros, financiado pelo PO-SEUR.


Recorde-se que, em janeiro passado, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, um investimento de 2,693 milhões de euros para garantir obras de ampliação da rede de drenagem de águas residuais em oito freguesias do concelho. A empreitada correspondente a Torre e Vila Mou recebeu o visto do Tribunal de Contas no mês de maio.


As intervenções nas oito freguesias estão divididas em dois lotes e acontecem no âmbito da parceria existente com a Águas do Alto Minho, decorrendo em Cardielos, Serreleis, Torre e Vila Mou, na margem direita do rio Lima, e Mujães, Barroselas, Vila de Punhe, e Castelo de Neiva, na margem sul.


Assim, a Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais da Margem Direita (Freguesias de Serreleis, Cardielos, Torre e Vila Mou) implica, no Lote 1 – Freguesias de Cardielos e Serreleis, um investimento superior a 1,361 milhões de euros. Já o Lote 2 – Freguesias de Torre e Vila Mou, a decorrer, representa uma empreitada superior a 717 mil euros.


A obra de Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais Margem Sul (Freguesias de Mujães, Vila de Punhe, Barroselas/Mujães e Castelo de Neiva) integra, no Lote 1 – Freguesias de Mujães, Vila de Punhe e Barroselas/Mujães (EN 308) um investimento de 400 mil euros, enquanto o Lote 2 – Freguesia de Castelo de Neiva representa uma empreitada de 215 mil euros.


A Águas do Alto Minho tem no concelho um programa de intervenções fortíssimo, num montante global de aproximadamente 6 milhões de euros no alargamento das redes de água (Nogueira, Deocriste/Deão, Portela de Susã, Castelo do Neiva e Barroselas/Mujães) e de saneamento (Serreleis, Cardielos, S. Salvador da Torre, Vila Mou, Mujães, Vila de Punhe, Barroselas / Mujães, Castelo do Neiva, Mazarefes/2ª Fase) do concelho, aumentando as atuais taxas de cobertura.