Página Inicial > Notícias > Executivo...Cabedelo

Executivo aprova concurso público para requalificação da Avenida do Cabedelo

25 Junho 2021

O executivo camarário de Viana do Castelo aprovou ontem, por unanimidade, o projeto e a abertura de concurso público para a requalificação da Avenida do Cabedelo por 662.480 euros, com um prazo de execução de 210 dias.


A decisão resulta de um protocolo celebrado em outubro de 2020 entre a Câmara Municipal e a Associação de Moradores do Cabedelo, na sequência da construção da rotunda na Avenida do Cabedelo, no âmbito dos novos acessos ao Porto de Mar.


Este acordo com a Associação de Moradores do Cabedelo inclui a realização de "um estudo para a reorganização dos passeios da antiga Estrada Nacional (EN) 13-5, que preveja, no passeio sul da alameda, a libertação dos constrangimentos atuais das caldeiras dos plátanos e proceder à sua consequente concretização".


Será construído "um novo passeio a norte (da nova rotunda para nascente) numa faixa de terreno já adquirido pelo município em 2017, que liberte dos constrangimentos que se verificam nas caldeiras dos plátanos".


O documento prevê ainda a construção de "um passeio na berma da antiga EN13-5, em frente ao denominado terreno do Inatel, que faça a ligação entre o passeio norte já existente, desde a rua Campo da Areia à ecovia que dá acesso à avenida dos trabalhadores".


No âmbito da intervenção, "o município, em articulação com a Junta de Freguesia de Darque, irá efetuar uma requalificação do espaço público envolvente da capela da Senhora das Areias e da área envolvente ao pequeno núcleo habitacional frontal à capela".


Será ainda feita "a arborização dos dois lados da avenida que irá nascer com o novo acesso rodoviário ao porto de mar na área interior à quinta da Diocese de Viana do Castelo e ainda do lado direito da avenida dos trabalhadores (INATEL)".


No acordo assinado com a associação, o Município "reconhece a importância da alameda do Cabedelo para os moradores e a Associação de Moradores do Cabedelo reconhece a importância da obra do acesso rodoviário ao Porto de Mar".