Página Inicial > Notícias > Estreia do...do Minho”

Estreia do documentário “Alto do Minho”

27 Janeiro 2012

Sem_ttuloO Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, no próximo domingo (29 de Janeiro) às 17h00, a estreia do documentário “Alto do Minho”. O documentário foi realizado para o Museu do Traje, no âmbito de uma candidatura ao QREN, e dá um novo olhar à etnografia local.

O “Alto do Minho” é um documentário realizado por Miguel Filgueiras que não segue a linguagem etnográfica habitual, preferindo um olhar mais artístico, carregado de ironia e poesia, que retrata a identidade do Alto Minho através da festa, da romaria e do espectáculo. Esta candidatura integra ainda um conjunto de seis documentários etnográficos que serão realizados pela Ao Norte Audiovisuais e que serão apresentados brevemente.

Sipnose:

            Alto do Minho, mais do que um documentário é uma impressão.
Parte de terras baixas para a época alta, para mostrar diversos matizes. O antes e o depois, que são os mesmos ciclos Atlânticos imutáveis da paisagem montanhosa, apesar de tudo. E o alto. Onde o profano se confunde com a fé como o passado com a actualidade.

            Alto do Minho, mais do que um filme é um retrato que mexe. Relances que podem ter ao fundo o épico de Gance, mas que são uma observação etnográfica pop, à superfície do sentimento latente.             Congela anónimos e paisagens de romarias, geografias em planos numa montagens impressionista, de uma subjectividade a roçar o aleatório.

 

            Viana do Castelo, 27 de Janeiro de 2012 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo