Página Inicial > Notícias > Estratégia...a Bruxelas

Estratégia no mar na agenda de deslocação do Presidente da Câmara Municipal a Bruxelas

28 Setembro 2012

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, na qualidade de Presidente do Eixo Atlântico, desloca-se a Bruxelas na próxima semana, entre 02 e 04 de Outubro, para um conjunto de reuniões no âmbito de um seminário sobre a estratégia atlântica que está em curso na região transfronteiriça.

A delegação vai manter um intenso programa de reuniões com altos responsáveis da Comissão Europeia em áreas sensíveis para os interesses da euro-região, estando prevista uma reunião com o Coordenador Europeu da Rede Transeuropeia de Transportes, Carlo de Grandis, para tratar das questões relativas à modernização da linha ferroviária do Minho e as saídas das mercadorias por caminhos-de-ferro da Galiza, através de Monforte de Lemos, e do Norte de Portugal, por Aveiro. Na altura, o autarca de Viana do Castelo vai alertar os responsáveis para a necessidade de serem conseguidos fundos comunitários para a modernização da Linha do Minho no próximo quadro comunitário de fundos.

Os responsáveis pelo Eixo Atlântico vão também reunir-se com o responsável da Estratégia do Atlântico para o informar dos trabalhos preparatórios da Estratégia Marítima da euro-região, que o Eixo Atlântico está a elaborar com a intenção de coordenar ambas, uma vez que a Estratégia do Atlântico será um dos documentos de referência tanto na definição de políticas, como na alocação de fundos comunitários para a fachada marítima da Península Ibérica. Na ocasião, o autarca vai solicitar a Bruxelas que haja mais incentivo e mais apoio para a construção naval e o sector das pescas e da pesca artesanal.

Outro tema a abordar será durante uma reunião com o responsável da Direcção Geral de Energia, onde José Maria Costa irá ter oportunidade de ter um conhecimento mais detalhado da estratégia europeia das energias renováveis.

 Está ainda agendada reunião com o director de cooperação da Comissão Europeia, Os representantes do Eixo Atlântico também terão uma reunião com os Embaixadores/Representantes Permanentes de Espanha e Portugal perante a União Europeia, para solicitar o seu apoio nestas questões, mas também para coordenar com os governos nacionais as actuações da Comissão Europeia.

 

Viana do Castelo, 28 de Setembro de 2012         

 

Câmara Municipal de Viana do Castelo