Página Inicial > Notícias > Estratégia...final do ano

Estratégia Municipal de Internacionalização de Viana do Castelo promove 23 congressos e eventos e 52 provas desportivas até final do ano

14 Maio 2019

No âmbito da Estratégia Municipal de Internacionalização de Viana do Castelo, o Município promove ou apoia o acolhimento, ao longo de 2019, de 23 congressos e eventos e de 52 provas desportivas. Entre os congressos e eventos previstos, destaque para iniciativas internacionais, congressos nacionais, provas desportivas nacionais, europeias e mundiais.


Tendo como objetivo a internacionalização de Viana do Castelo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo lança agora a revista VIANA. O Município pretende promover a internacionalização da cidade e do concelho nos domínios turístico e empresarial, associando-se aos esforços e ações desenvolvidas pelos empresários e hoteleiros vianenses.


A revista VIANA, cujo primeiro número, em português e inglês, teve uma tiragem de 5.000 exemplares, apresenta-se como uma publicação generalista e de divulgação dos ativos do concelho, que pretende transportar e motivar todos aqueles que visitam Viana do Castelo a divulgar e a promover este território. A revista será agora traduzida para francês, japonês e mandarim.


Entre os congressos e eventos que ainda vão acontecer, destaque para o Encontro Náutico Cidades do Atlântico, que acontece a 16 de maio, o II Simpósio Internacional União Astrofísica Internacional, que acontece de 3 a 7 de junho, e o Internacional Conference on Structural Engineering Dynamics – ICEDyn 2019, de 24 a 26 de junho.


Depois, a 22 de setembro, Viana do Castelo recebe a abertura da Semana Europeia do Desporto. De 1 a 5 de outubro, o Centro Cultural de Viana do Castelo recebe a Exposição de Filatelia e, a 19 de outubro, a cidade é palco do Congresso Mundial da Academia do Bacalhau.


Em novembro, o Centro Cultural vianense acolhe, de 20 a 22, o 31º Congresso da Associação de Hotelaria de Portugal e, de 22 a 24, o Castelo Santiago da Barra recebe o Congresso do Bombo.


Recorde-se que, no que toca a iniciativas culturais, Viana do Castelo acolhe eventos de alcance internacional, como o Neopop, que este ano acontece de 7 a 10 de agosto. A Câmara Municipal de Viana do Castelo organiza, em setembro, o Viana Bate Forte, que junta no centro histórico da cidade milhares de pessoas, para assistirem a dezenas de concertos que acontecem em palcos variados.


O ponto alto da promoção nacional e internacional do concelho é a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, que este ano decorre de 16 a 20 de agosto, trazendo à cidade cerca de 1 milhão de pessoas ao longo dos vários dias da festa.
No desporto, a Praia do Cabedelo vai receber, de 20 a 26 de maio, o Campeonato Europeu de Surf Adaptado e, nos dias 5 e 6 de junho, a cidade acolhe o 29º Grande Prémio JN de ciclismo.


De 8 a 10 de junho, o rio Lima é palco do Campeonato Nacional de Wakeboard. O Campeonato do Mundo e Taça do Mundo Kayak Sky vai acontecer de 6 a 7 de julho e assume-se como mais um grande evento internacional. No mesmo âmbito, o rio Lima recebe, a 31 de julho, a Discoveries Race 2019, pela Confraria Europeia da Vela.


A 9 de agosto, a Volta a Portugal em Bicicleta tem uma partida do Jardim Marginal de Viana do Castelo. Já de 24 a 26 de setembro, o Euro’Meet 2019 acontece em Viana do Castelo, contando com a participação de centenas de participantes europeus. O Viana World Bodyboard Championship acontece na Praia da Arda, em Afife, de 26 a 29 de setembro.

Revista disponível aqui: http://138.201.174.60/viana/