Página Inicial > Notícias > Estrada da...em Março

Estrada da Abelheira requalificada em Março

23 Fevereiro 2010

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai proceder, no próximo mês de Março, à reparação do tapete betuminosos da Estrada Nacional 302-2, numa extensão de quatro quilómetros entre a Abelheira (freguesia de Santa Maria Maior) e a Cova (freguesia da Meadela). Esta intervenção de emergência está orçada em cerca de 125 mil euros e antecede um projecto de correcção do traçado da via, que a Autarquia pretende levar a cabo em articulação com os futuros acessos ao Estádio Municipal Manuela Machado.

Recorde-se que esta via está ainda sob a alçada da empresa Estradas de Portugal uma vez que se encontra para homologação da Secretaria de Estado o acordo entre aquela empresa pública e a autarquia para transferir a empreitada de reparação para a Câmara Municipal.

O processo de transferência desta estrada nacional e da sua reparação foi, no entanto, alvo de diversas solicitações no passado por parte da Câmara Municipal à antiga Direcção de Estradas de Viana do Castelo e, em 2009, foi efectuado o protocolo de colaboração entre as duas entidades para a transferência daquela via para o património municipal depois de efectuada a empreitada de recuperação do tapete betuminoso. No entanto, por dificuldades da EP, o protocolo foi reformulado e, em seu lugar, nasceu este acordo que aguarda homologação.

Entretanto, pela urgência da intervenção e devido ao agravamento da situação com as chuvas do Inverno, a Câmara Municipal decidiu efectuar uma primeira intervenção de emergência, promovendo durante o mês de Março a reabilitação do pavimento em toda a sua extensão, numa empreitada orçada em 125 mil euros.

Paralelamente, a Autarquia está a preparar um projecto mais abrangente que irá implicar a correcção do traçado da EN302-2 e que irá ser efectuado em articulação com o novo acesso ao Estádio Manuela Machado, com uma rotunda na ligação entre estas duas vias.  Esta intervenção implicará melhoria do sistema de águas pluviais, o reforço da iluminação pública e a sinalização rodoviária, transformando a EN302-2 numa via mais urbana e com maior segurança.

 

Viana do Castelo, 23 de Fevereiro de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo