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Espaço Cidadão já efetuou 140 atendimentos desde a sua inauguração

29 Janeiro 2021

O novo Espaço Cidadão, que está a funcionar na sede da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, em Barroselas desde dezembro, já efetuou 140 atendimentos, prestando diversos serviços. Esta nova valência, a funcionar na sede da União de freguesias de Barroselas e Carvoeiro, é a primeira do género no concelho.


Em causa estão serviços como a renovação, alteração ou cancelamento do Cartão de Cidadão Online; IMT Online - Renovação/Substituição/ segunda Via; pedido de Registo Criminal – Cidadão Nacional - Próprio com CC/BI Válido; pedido do Cartão Europeu do Seguro de Doença; apoio na Segurança Social Direta; certidões de dívida e não divida; e-fatura; apoio em formulários e minutas; ADSE Direta; Imposto Único de Circulação, IRS, etc.


O novo espaço, fruto de um investimento de cem mil euros, nasceu de um protocolo entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a autarquia e justifica-se pelo facto de o território do Vale do Neiva concorrer de forma estrutural para o desenvolvimento económico e social do concelho.


Estes espaços visam aproximar os serviços públicos, privilegiar a utilidade e comodidade para o cidadão no acesso aos serviços públicos, racionalizar os custos da Administração Pública com instalações e equipamentos e assegurar o atendimento digital assistido prestado por mediadores de atendimento digital com formação adequada, como complemento indispensável da prestação digital de serviços públicos, garantindo o seu caráter inclusivo.


O Espaço Cidadão da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro funciona como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde estes cidadãos beneficiam de um atendimento digital assistido que lhes permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online, reunindo no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas, com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública. O apetrechamento do espaço foi efetuado pela AMA no âmbito de um protocolo, tendo o equipamento sido o resultado de uma empreitada da Câmara Municipal, financiada pelo Norte 2020.


Além de proporcionar um maior conforto e comodidade aos utentes, permite tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos de tempo e de custos de deslocação. Estes espaços também permitem partilhar recursos, infraestruturas e plataformas, potenciando a eficiência e redução de custos do Estado, servindo melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.


De frisar que a rede de Espaços Cidadão constitui, nos termos do decreto-lei nº 74/2014, de 13 de maio, alterado e republicado pelo decreto-lei nº 105/2017, de 29 de agosto, uma oferta de atendimento complementar à prestação digital de serviços públicos, garantindo o seu caráter inclusivo, não visando substitui-los.