Página Inicial > Notícias > Escolas primárias...valências

Escolas primárias desativadas na Montaria ganham novas valências

14 Agosto 2017

Duas antigas escolas da freguesia de S. Lourenço da Montaria, atualmente desativadas, vão receber nova vida graças à assinatura de protocolos para a instalação da futura Casa dos Desportos de Natureza e para a sede da associação de caçadores. As assinaturas dos protocolos decorreram durante uma visita do executivo municipal à freguesia, no âmbito do périplo que este está a efetuar em todas as freguesias do concelho.

Assim, na antiga Escola do Lugar de Espantar vai nascer a Casa do Desporto de Natureza. Trata-se de um espaço para alojamento e apoio da Serra d’Arga que irá permitir apoiar atividades como o trail, o BTT, caminhadas bem como outros desportos de natureza, dando uma nova vida ao antigo edifício escolar desativado.

Esta parceria entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal permite dar novos usos aos edifícios, que assim ganham novas valências. É o caso também da antiga escola que agora vai receber a sede da Associação de Caçadores da Serra d’Arga, que vão ocupar a escola de Transancora, graças ao protocolo também assinado durante a visita.

A visita integra, recorde-se, o conjunto de visitas que o executivo municipal tem vindo a fazer no sentido de conhecer as empreitadas em curso e os novos projetos e investimentos para as freguesias do concelho, integrada na sua política de coesão territorial.

De sublinhar que a coesão territorial é uma das apostas da Câmara Municipal que, no âmbito do orçamento municipal, está a reforçar o investimento no desenvolvimento e coesão das freguesias com aumento das intervenções no alargamento das redes de água e saneamento, requalificação da rede viária municipal, requalificação de equipamentos escolares, desportivos e culturais. As verbas a transferir para as freguesias foram aumentadas em cerca de 10% nas rubricas de investimento: beneficiação da rede viária, ampliação de cemitérios, construção de capelas mortuárias, arranjos urbanísticos e requalificação de equipamentos culturais e desportivos.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo