Página Inicial > Notícias > Envolvente...reabilitada

Envolvente da Capela de S. Vicente na Meadela vai ser reabilitada

28 Agosto 2013

A Câmara Municipal de Viana do Castelo chegou a acordo com os proprietários das edificações antigas situadas na envolvente da Capela de S. Vicente, na Meadela, junto ao quartel dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo. Agora, a área envolvente vai ser objeto de reabilitação para valorizar aquele edifício do século XIX.

As edificações já demolidas foram adquiridas pela autarquia por acordo com o proprietário e o espaço vai agora ser objeto de um estudo urbanístico para valorização da Capela de S. Vicente, de elevado valor cultural e religioso.

Para os restantes quatrocentos metros quadrados situados junto do quartel dos Bombeiros Municipais, vão ser criadas condições para que futuramente se possa ampliar as instalações destes serviços, nomeadamente áreas de treino e de formação.

A Capela de S. Vicente, na Meadela, com um pequeno adro com um cruzeiro sobre um pedestal, é composta por nave e capela-mor com sacristia, sendo o seu interior coberto de lambril em azulejo brancos com data de 1938. Foi, no entanto, construída no século XIX, tendo sido alvo de beneficiação e restauro naquela data. A sua arquitetura é neoclássica mas tem, como caraterísticas próprias, os tetos pintados com motivos fitomórficos e alusivos ao orago e o retábulo em talha pintada de estilo neoclássico.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo