Página Inicial > Notícias > ENVC acolhem...Gil Eannes

ENVC acolhem navio Gil Eannes

15 Fevereiro 2013

No 15º aniversário do seu regresso a Viana do Castelo, assumindo-se como pólo de atractividade para Viana do Castelo, o Navio Hospital Gil Eannes vai regressar no próximo dia 19 de Fevereiro aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para uma intervenção de reabilitação e requalificação que lhe permitirá ter novas valências e melhorar o seu espaço museológico.

Esta intervenção verifica-se no âmbito do projecto Centro de Mar, projecto do Município de Viana do Castelo que é uma aposta para o reforço da posição de Viana do Castelo como “ cidade náutica do atlântico”.

Recorde-se que a Fundação Gil Eanes, considerando-o património cultural e afectivo da cidade, resgatou-o da sucata, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses.

O Navio Hospital Gil Eannes foi construído nos Estaleiros de Viana do Castelo em 1955 e apoiou, durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que actuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. A partir desta data, embora a sua principal função fosse prestar assistência hospitalar aos pescadores e tripulante da frota bacalhoeira, o Gil Eannes foi também navio capitania, navio correio, navio rebocador, garantindo abastecimento de mantimentos, redes isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.

Em Agosto de 2003, as antigas enfermarias do navio hospital Gil Eannes foram recuperadas para dar lugar a uma Pousada de Juventude flutuante, com 66 camas e uma sala de convívio, que registou já 39.977 dormidas

O Navio Gil Eannes que se encontra aberto ao público todos os dias das 9H00 às 17H30, já registou nestes 15 anos 606 151 visitantes.

 

Viana do Castelo, 15 de Fevereiro de 2013.

 

Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente